quinta-feira, 25 de junho de 2009

Biografia de Genival Oliveira Gonçalves "GOG"




GOG


Nome completo Genival Oliveira Gonçalves
Origem Distrito Federal
País Brasil
Gêneros Rap
Hip-hop
Período em atividade 1992 - atualmente
Sítio oficial www.gograpnacional.com.br











Genival Oliveira Gonçalves, mais conhecido como GOG, é um cantor de rap brasileiro, nasceu na cidade satélite de Sobradinho no Distrito Federal no ano de 1965, 15 dias depois da chegada dos seus pais à Brasília. É o segundo de uma família de quatro irmãos.

Foi um dos pioneiros do movimento rap em Brasília. Desde o início da carreira, ganhou a alcunha de Poeta. Seu mais recente trabalho é o DVD Cartão Postal Bomba!, lançado em fevereiro de 2009. Seu primeiro disco de carreira foi gravado no ano de 1992.

Em 1973 muda-se para o Guará, Cidade Satélite de Brasília onde reside até 1991. Essa cidade será o cenário de acontecimentos que irão transformar sua vida: futebol, convívio com os primos mais velhos amantes da black music, os vinis e o toca-discos de seu pai, assim como a formação do Grupo de Dança "Magrello's Pop Funk", que daria origem ao grupo de rap "Os Magrello's, além da iniciação no break, a chegada ao rap e, consequentemnente, a faculdade.

Ainda na adolescência, assiste a transição da ditadura para o regime democrático, o ressurgimento do MST, ascendência do PT e de outros movimentos sociais de base, bem como o retorno de exilados políticos e o fim da censura midiática. Paralelo a esse cenário, a época do soul, do funk, das quadras e dos salões lotados também cresciam e se desenvolviam. Contemporaneamente o break se faz conhecido internacionalmente e, nas periferias brasileiras a palavra do momento era "Hip Hop".

Muito próximo a essa mudança histórica, ideologias e acontecimentos, incluindo a queda do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria, o Hip Hop Brasileiro vai gerando a fermentação cultural necessária para aprimorar-se e constituir um estilo nacional e autêntico. Grupos como Thaíde e DJ Hum e Racionais Mc's arrebataram multidões com seus discursos e ritmos, apontando um novo rumo à juventude do Hip-Hop das periferias brasileiras.

No final dos anos 80, em Brasília, o Movimento Hip-Hop vem crescendo, mesmo independente de outros estados. Genival adota o pseudônimo GOG e inicia sua carreira artística. A dupla paulista "Thaíde e DJ Hum" se apresenta no Distrito Federal pela primeira vez e inicia-se um intercâmbio entre os estados.

No ano de 1990, GOG recebe o convite do DJ Leandronik para participar da coletânea "Rap Ataca", do selo Kaskata's, e grava a música "A Vida", o que seria sua primeira gravação oficial.

Em 1992, GOG em parceria com o selo de rap Discovery lança o compilado "Peso Pesado" e seu nome passa a ser projeto pelo país.

Em 1993 GOG lança o selo independente "Só Balanço", para apresentar seus trabalhos e dar oportunidades a novos talentos, diante das dificuldades enfrentadas pelo mercado musical. O primeiro projeto foi o LP "Vamos Apagá-los... Com o Nosso Raciocínio", de sua autoria.

A "Só Balanço" a partir do ano de 1996 se torna loja de discos e mais tarde estúdio de gravação, dentro do projeto de auto-gestão, objetivo principal de sua criação. Por todo o Brasil, acontecem apresentações e suas músicas são executadas nas rádios, inclusive nas comunitárias. Suas idéias e letras se propagam, sendo GOG chamado de "Poeta do Rap Nacional".

De 1994 a 2OOO são lançados mais quatro discos: "Dia-a-Dia da Periferia", "Prepare-se!", "Das Trevas à Luz" e "CPI da Favela". Várias músicas desses álbuns foram divulgadas nas periferias do Brasil. Gog também gravou videoclipes, no caso das versões de "Periferia Segue Sangrando" e "Matemática na Prática", onde recebe o "Prêmio Porte Ilegal" como melhor letrista do rap do país.

Em 1999 a "Só Balanço" lança "GOG Convida", sendo a primeira coletânea de rap do Distrito Federal, e "Familia G.O.G - Fábrica da Vida" com proposta de ceder espaços para novos artistas, com intuito de fortalecer a continuidade do Movimento Hip-Hop na cidade. Surgem os grupos A Família e Viela 17.

O próximo álbum, "Tarja Preta" é lançado em 2004 e recebe o "Prêmio Hutúz" de melhor disco do ano.

Em 2005, Gog é convidado pela banda de reggae Natiruts a participar no CD "Nossa Missão". GOG e Alexandre, apresentam ao público a comentada faixa "Quem Planta o Preconceito?", com vídeo clipe também lançado. A parceria continuará em 2008 no novo CD do grupo "A Família".

Em 2006, Gog participa do "Acústico MTV-Lenine". Ele apresenta-se ao lado do artista da MPB interpretando a faixa "Eu e Lenine (A Ponte)". Nesse mesmo ano, Gog grava o CD "Aviso às Gerações" que traz participações do cantador Rapadura e de Lindomar 3L, ambos aclamados pela mídia como duas novas revelações do Hip Hop nacional. Ainda em 2006, Gog é convidado por KL Jay para participar da gravação do CD "Rotação 33, Fita Mixada".

Em 2007, Gog grava seu primeiro DVD - "Cartão Postal Bomba!" cujo lançamento para 2009. Destacam-se as participações de Lenine, Maria Rita, Gerson King Combo, Paulo Diniz, Mascoty, Isaías Jr, Nego Dé, entre outros. O formato da apresentação é inovador: Gog grava vários de seus hits acompanhado pela banda "MPB Black" composta por Angel Duarte(Baixo), Paulinho (Bateria), Bruno (Guitarra Solo), Ariel Feitosa (Guitarra Base), Richelme Oliveira (Percussão), Ted (Teclados), Ellen Oléria, Indiana Nomma e Kiko Santana (Violões e Backing Vocals).

Nesse mesmo ano, é gravado o vídeo clipe da faixa "Cavalo Sem Dono Selvagem" do CD "Aviso às Gerações" com participação de "Zumbi Rei". O cenário escolhido foi Diamantina, nas Minas Gerais. O objetivo era reencontrar o Hip Hop pelo interior do país.

Gog recebe os prêmios "Hutúz" (quatro categorias) pelo CD "Aviso às Gerações" e "Dom Quixote de La Perifa" que, segundo a Cooperifa "... é uma homenagem a umas cem pessoas importantes da periferia, e pessoas que ajudam a periferia a se transformar em um lugar melhor para viver".

Em dezembro de 2007, lança o CD "ao Vivo do DVD - Cartão Postal Bomba!". O lançamento é feito com exclusividade pela internet através do site www.gograpnacional.com.br. Gog apresenta uma nova proposta de negociação, divulgação, distribuição, reforçando assim, a interação com o seu público e toda comunidade, promovendo o discurso conceitual da auto-gestão para debate.

A aproximação com a literatura marginal e os movimentos culturais são essenciais para a sobrevivência do texto e do teor evolutivo do Hip Hop, segundo Gog, que estreita alianças com vários ativistas: Sérgio Vaz, Cooperifa, Férrez, 1daSul, Nelson Maka, Coletivo Blackitude, Alessandro Buzo, Suburbano Convicto e Sacolinha Graduado, entre vários outros. Os movimentos sociais também se aproximam, como MST, MSTL, Ação Educativa passam a ser parceiros de seu trabalho.

O "Poeta" prepara o lançamento do seu primeiro livro previsto para agosto de 2009.

Discografia

Álbuns

* 1992 - Peso Pesado
* 1993 - Vamos Apagá-los com Nosso Raciocínio
* 1994 - Dia-a-Dia da Periferia
* 1996 - Prepare-se
* 1997 - GOG Convida (Coletânea)
* 1998 - Das Trevas à Luz
* 2002 - CPI da Favela
* 2004 - Tarja Preta Pt. 1,Pt. 2
* 2006 - Aviso às Gerações
* 2008 - Cartão Postal Bomba!


Videografia

DVDs

* 2009 - Cartão Postal Bomba!

Prêmios

* 2004 - Prêmio Hutúz Com o CD "Tarja Preta" recebe o premio de melhor disco do ano.
* 2007 - Prêmio Hutúz (4 categorias) pelo CD "Aviso às Gerações" e "Dom Quixote de La Perifa"
* 2008 - Prêmio Hutúz Melhor Videoclipe com "Brasil com P".


Videos GOG

Brasil com P - GOG Part. Maria Rita





Gog - O Amor Venceu a Guerra (Ao Vivo)



Filled Under:

1 comentários:

  1. O brasil tem de sentir orgulho de ter representantes fiéis que amam de corpo e alma a nós brasileiros membros das classes inferiores da sociedade. Colocamos no poder, pessoas poderosas que dizem nos representar, mas será isso bom ou ruim? Que coisa, não tenha dúvida que é ruim, vejo que de tanta manipulação o sistema acabou fazendo com que a grande massa assista a tudo de braços cruzados, sem qualquer tipo de reação. O povo na maioria das vezes vê as palhaçadas cometidas no congresso, na câmara, no senado, enfim, em quase todo o sistema público nacional, e responde da seguinte forma quando exposto na mídia tal questão; esse Brasil não tem jeito, nunca irá para frente e é por isso que eu nem acredito mais em política. Engano de quem toma esses princípios como base de raciocínio, querendo ou não temos de agir de uma maneira ou outra, contra esses vilões perversos...
    As falhas em conjunto com irregularidades do sistema no qual estamos inseridos depende da intervenção minha ,sua, e de todos nós, é inaceitável ver a patifaria tomar conta do lugar que por lei jamais deveria ser habitado por tais personalidades públicas, portanto é uma pura vergonha e um grande motivo para abrir os nossos olhos, sendo assim mantenho-me atento aos mínimos detalhes, atuando meio que indiretamente contra os "sádicos sociais"...

    ResponderExcluir