domingo, 28 de junho de 2009

Kika Santos - Uma voz excepcional




Os Blackout foram a sua rampa de lançamento no mundo da música. Kika aceitou o convite para integrar a banda, deixando para trás o curso de Medicina Dentária que frequentou até ao 3º ano em Lisboa, e foi assim que começou a evidenciar-se como letrista/compositora e, sobretudo, como vocalista principal. A cantora nasceu na cidade de Benguela, mas devido a conflitos políticos foi obrigada a trocar Angola por Portugal, onde foi criada pela família paterna, que lhe transmitiu a forte ligação com a música que a caracteriza hoje. O pai e o avô pertenciam à banda "The Lovers", responsável pela animação de muitas noites angolanas.


Foi no Algarve, cidade onde residia na altura, que Kika deu início ao seu percurso musical, actuando numa numa banda de bares. A evolução foi gradual, e depois de estar já incluída na formação dos Blackout, a cantora participou também em vários projectos musicais paralelos, quer em Portugal, quer no estrangeiro.Em 1992, Kika gravou o tema "Free Your Mind" de Tó Ricciardi, posteriormente incluído numa compilação de música de dança portuguesa, editada no mercado europeu e norte-americano. Nesse ano, a cantora realizou também uma interpretação conjunta com Filipa Pais para o genérico do filme "PAX", a convite de Carlos Martins; e repetiu a experiência cinco anos mais tarde, ao dar voz ao genérico da série "Riscos", juntamente com Sam.


Até chegar onde está hoje, a cantora aceitou desafios nas mais variadas áreas com o objectivo de desenvolver o seu trabalho como vocalista. Em 1993, passou pelo hip hop, colaborando com DJ Jess no tema "Underground", e pelo house, dando voz a "It's Up To You", de Gary e Tony Robinson. Depois de ter estado em Leicester a trabalhar com músicos e técnicos no "Southfields Music Project", em 1993, Kika regressou a Inglaterra dois anos depois para as gravações do primeiro álbum dos Blackout, cuja produção ficou a cargo de Ernié McKone, baixista do grupo de acid jazz, Galliano. O disco contou igualmente com a participação de outros nomes do grupo, como Vallerie Étienne, também conhecida por Auntie Val, na voz, Crispin Taylor na percussão e Nick na bateria.Kika regressou a Portugal quando o álbum foi editado e, em 1996, foi nomeada para a 2ª edição dos Prémios Blitz, na categoria de Melhor Voz Feminina, ao lado de nomes como Teresa Salgueiro, Dulce Pontes, Maria João e Viviane.


No ano seguinte, a cantora participou nas gravações do álbum ao vivo dos Santos & Pecadores, para o qual interpretou o tema "Quando Se Perde Alguém", em dueto com Olavo Bilac; e aceitou o repto lançado pela Expo 98 para integrar o projecto "As Vozes", que consistiu na apresentação de um concerto em seu nome, independente dos Blackout. O mesmo desafio foi aceite por nomes como Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Paulo Bragança, Nuno Guerreiro, Janita Salomé, Sam, Teresa Salgueiro, Dulce Pontes, Maria João, Isabel Silvestre e Helena Vieira. Foi então que Kika reuniu um conjunto de músicos, entre os quais se contam Miguel Guia (ex- Dr Sax) e Hugo Novo, com quem começou a trabalhar em composições inéditas para apresentar no espectáculo e com vista numa carreira a solo. Em 1998, voltou novamente a Londres para a gravação do segundo álbum dos Blackout. Após a edição deste disco, a cantora abandonou de vez a banda, devido à impossibilidade de conciliar os dois projectos


Dia 9 de Setembro, com uma banda composta por 17 instrumentos, e depois de intensas composições e arranjos sob a direcção musical de si mesma, Miguel Guia e Hugo Novo, Kika canta ao vivo na Expo 98. Esta performnce dá um gostinho ao público do que o seu disco a solo tem em termos musicais. Este desempenho foi enorme, que envolveu milhares de espectadores. A música tinha uma mistura do sabor doce do Soul e as melodias do RnB, acompanhado por algumas duras mensagens. Kika pode finalmente mostrar aos seus fãs o seu talento.


Kika já tinha demonstrado nos Blackout a sua capacidade para cantar em diferentes estilos, como o hip hop, rnb e soul. Agora tinha em mãos o seu espantoso álbum solo intitulado "Ouro Azul", produzido por Jeff Taylor, um renomado produtor na indústria da música americana, que trabalhou com Michael e Janet Jackson, Boyz 2 Men, Barry White, Patti LaBelle e Lionel Richie, entre muitos outros. Kika gravou "Ouro Azul" nos estúdios Madjef Studio Inc. Minneapolis, Estados Unidos, que envolveu muitos músicos, como Tommy Barbarella, Levi Seacer, Michael Scott e Hugo Novo. O álbum é composto por 15 músicas, que seduz o ouvido, com sons Soul e RnB, com uma grande qualidade, onde ela interpreta músicas como: "Do You Want Me", "Memórias (de Um Sonho...)", "Ouro Azul", entre outras Tal como aconteceu com os Blackout, Kika demonstra o seu talento como compositora, bem como intérprete.


Após o início da sua carreira solo, Kika começou a explorar um lado mais jazzy da música Soul (Loopless), com uma abordagem mais acústica, para alcançar novos públicos , com perspectivas de uma carreira internacional . Depois de várias participações em álbuns de outros artistas, em 2002, iniciou a gravação de um novo álbum, para a gravadora independente Nylon / Off The Record, com o seu novo projecto", Loopless "


2003 – Sai o álbum dos Loopless, quarto trabalho na carreira de Kika. Entre 2004/2006, para além da música e outras actividades, ela trabalha em produção áudio-visual, numa famosa agência publicitária . Entre 2006/2008, continua a trabalhar em publicidade e produção em diversas empresas tais como Estúdio Som de Lisboa e Ivity Brand Corp Além disso, Kika participa em vários projectos, do Sr Alfaiate; Mind da Gap entre outros. Actualmente, Kika está no meio da gravação do segundo álbum dos Loopless e está concentrada na sua primeira colecção de pinturas acrílicas. A colecção tem o nome de " Art Beats from the Heart"



Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário