quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Entrevista : Neide Van-Dúnem




Tem apenas 22 anos. É uma jovem talentosa e polivalente, do signo caranguejo, muito teimosa e persistente, que corre decidida atrás dos seus sonhos desde criança.

Estudante do segundo ano de Engenharia Informática, Neide Van-Dúnem também é actriz, locutora do programa LAC à Tarde e compositora. Acabou de lançar o seu primeiro single “Teu Marido Casou/ Esta Noite”. Nos tempos livres adora cantar, ouvir música, cozinhar e ver filmes. Como boa angolana que é, não dispensa um bom mufete. Neide Núria de Sousa Van--Dúnem Vieira começou a mostrar interesse pela carreira artística na infância. O sonho viria a tornar-se realidade aos 15 anos, quando entrou no seu primeiro grupo de teatro. Aos 16 anos foi convidada a fazer um teste para um papel na televisão. Um ano depois, estreou-se nas telenovelas, na mini-série Sede de Viver, no papel de Anita Bronca. A entrada efectiva para o mundo da música só aconteceu em 2006, quando tinha 20 anos, no projecto “Eu e Elas,” de Caló Pascoal, com a música “Olá Baby”. Este foi o pontapé de saída para o seu grande sonho. “Apesar de ser conhecida como actiz, o sonho de cantar sempre falou mais alto.

É como cantora que me quero afirmar”, afirma convicta. Prova da sua originalidade e do interesse pelas novas tecnologias, Neide foi a primeira artista angolana a pôr o seu single à venda a partir da internet através das lojas virtuais DigStation, iTunes, Napster, Amazon e CD Baby. Foi também a primeira a criar um cartão de download, em formato digital, que, com ajuda de um código, permite “descarregar” as músicas da Internet em formato MP3.

Fale-nos da Neide cantora, como começou?

A primeira oportunidade que tive para cantar surgiu no projecto “Eu e Elas”, em dueto com Caló Pascoal, na música “Olá Baby”. Fui bastante acarinhada pelo público na estreia, acabando por ser nomeada para o “Top dos Mais Queridos” da Rádio Nacional, em 2007. Foi este carinho que influenciou a minha decisão de pôr a carreira de actriz em segundo plano e de me dedicar mais à música. Seguiu-se mais uma colaboração, em 2008, no projecto Fusão da DJ Nation com a música “Sexta-Feira”.

Agora é chegada a altura de apresentar o meu primeiro trabalho a solo, o single “Teu Marido Casou/Esta Noite”. O que é que os fãs podem esperar deste single?

Com este single lanço a minha carreira como artista independente e começo a firmar a minha identidade artística apresentando composições minhas.

Qual é o estilo dominante?

Eu gosto de alegria e de fazer o público dançar e é por isso que o álbum é muito virado para as pistas de dança. No álbum predomina o semba e várias vertentes de kizomba, apesar de ser possível notar a influência do R&B devido às minhas preferências pessoais.

Por quem foi produzido?

Tenho um produtor que trabalhou em colaboração com a DJ Nation na produção da música “Teu Marido Casou” e com o DJ Cesário na produção da música “Esta Noite”.

A colaboração com a DJ Nation surgiu da minha participação no projecto Fusão. O DJ Cesário foi uma referência de uma amiga que disse conhecer alguém com potencial. Na verdade colaborámos em mais do que uma música. “Esta Noite” é a primeira que vem a público.

Como se chamará o álbum?

Chamar-se-á “Neide” por representar a concretização do sonho de uma criança que sempre quis cantar e lutou para que esse sonho se tornasse realidade.


O álbum foi preparado cá?

Todo o trabalho de produção do álbum foi feito em Angola. Numa primeira fase, decidi apostar em produtores e músicos nacionais por querer tirar vantagem do imenso talento que há por descobrir. Acredito que ajudando-nos uns aos outros será a melhor forma de fazer prosperar o sector da música nacional.

Alguma vez já tinha pensado em fazer novelas e em cantar ao mesmo tempo?

Não. Desde criança que sonho com cantar em palco. Mas por obra do destino a televisão aconteceu primeiro de uma forma inesperada. Entretanto, aprendi a gostar de representar e apesar de nunca ter imaginado conciliar as duas carreiras, hoje já considero essa possibilidade. O facto de ser uma actriz famosa ajudou-a a entrar no mundo da música?

Sem dúvida que a projecção que obtive com as novelas ajudou a lançar a minha carreira musical. Eu já tinha um grande apoio e simpatia dos fãs como actriz, algo que depois também foi transferido para a minha estreia como cantora.

Fale-nos da sua experiência como actriz?

Ser actriz é fascinante. Encaro cada trabalho como se fosse o primeiro. Mas nem tudo é um mar de rosas. Ser actriz é muito exigente, apesar de ser uma profissão pouco valorizada em Angola. Requer bastante dedicação e uma aprendizagem constante.

Tornar-me actriz foi uma das melhores experiências que já vivi.

É necessário gostar do que se faz para se apreciar o que esta profissão tem de bom.

Quando pensa voltar aos ecrãs de televisão?

Brevemente. Mas de momento a prioridade é a conclusão do meu primeiro trabalho discográfico a solo.

Como a família e os amigos encaram a nova carreira?

Alguns amigos não conheciam o meu sonho de cantar e foram apanhados de surpresa. Mas aceitaram bem a ideia e dão-me bastante força para continuar a cantar. E como fica a Neide locutora de rádio? Fale-nos um pouco dessa experiência... Tornar-me locutora de rádio foi algo inesperado que surgiu com o convite para apresentar o programa Tarde Viva, da Rádio Luanda. Na altura, a directora da Luanda Antena Comercial (LAC) pediu-me para fazer a inscrição num curso de locução. Depois surgiu a oportunidade de apresentar o programa LAC à Tarde, em parceria com Lito Costa. Nunca tinha pensado fazer rádio antes dessa experiência. Mas aprendi a gostar e hoje é algo que faço com muito agrado. Sente-se realizada profissionalmente?

Só agora começo a trilhar o meu caminho como profissional porque o meu objectivo é fazer da música uma carreira.

Ganha-se muito fazendo televisão ou música em Angola?

Em termos financeiros não se ganha muito, nem fazendo música, nem fazendo televisão. Pode haver um grupo muito limitado de actores e artistas que estejam satisfeitos com o retorno financeiro que obtêm. Mas são profissões cada vez mais valorizadas e acredito que num futuro breve poderemos exercer tais actividades com

a dignidade e os dividendos a que temos direito.

Qual foi o evento que mais marcou a sua carreira artistica?

Até hoje o evento que mais me marcou foi a edição de 2007 do “Top dos Mais Queridos” onde pela primeira vez me apresentei em palco sozinha. Nunca imaginei chegar a este patamar com apenas uma música no mercado. Confesso que estava cheia de medo e que tremi bastante quando subi ao palco. Mas o público foi bastante caloroso e a actuação tornou-se num momento mágico.

Se não fosse cantora nem actriz, o que gostaria de ser?

Eu adoro crianças, e sinto-me feliz sempre que estou perto delas. Por isso acredito que seria professora ou trabalharia num infantário, mesmo sendo formada noutra área. Não existe nada mais doce, verdadeiro e que traga mais felicidade do que o sorriso de uma criança.

O que inspira a Neide a escrever as suas letras?

Eu sou uma pessoa muito emotiva e por isso inspiro-me muito no amor.

Qual é a fonte de tanta determinação e talento?

Para mim, Deus é a fonte de tudo que é bom na vida. Tudo o que eu consigo alcançar é uma dádiva de Deus.

Projectos para o futuro?

No lado pessoal, quero casar, ter dois filhos e adoptar uma terceira criança. Profissionalmente, espero conseguir afirmar-me como cantora em todo o território nacional e partir posteriormente para as conquistas além-fronteiras.

Músicas à venda na Internet

Teu Marido Casou/Esta Noite, o single de estreia de Neide Van-Dúnem, teve uma sessão de venda e autógrafos, realizada no dia 21 de Março, no Parque da Independência em Luanda.

O single também poderá ser comprado em CD por 500 kwanzas ou, por apenas 300 kwanzas, em formato digital. Através de um cartão de download, com um código único, o comprador poderá descarregar as músicas da Internet em formato MP3. Esta operação pode ser efectuada nas seguintes lojas virtuais: DigStation, iTunes, Napster, Amazon.com, Amazon.co.uk e CD Baby.

www.neidevandunem.com

Neide Van Dunem está em sintonia com as tendências da música internacional onde cada vez mais artistas estão a promover os seus trabalhos discográficos através da Internet. O objectivo, segundo a cantora, foi o de “dar a conhecer o som que me caracteriza como artista a solo e recolher críticas e sugestões antes da publicação do álbum”. No site é possível ouvir amostras das duas músicas do single e deixar um comentário à autora.

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário