quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Entrevista - Mc Matita afirma que "Big Nelo já não é rapper"



[1ibqc6.jpg]


Mc Matita para alem de musico, concilia as carreira de estudante, empresário e produtor musical da produtora Beats e Feeling que na qual tem sob sua tutela neste momento mais de 8 artistas.Convicto nas suas afirmações e repostas, Matita foi unanime em dizer que não vive da musica, mais ressalva que os lucros que saem tanto nas vendas do disco, como em participações em show, dá para fazer investimentos sérios e objectivos. Em entrevista concedida ao jornal da Net, o rapper fala-nos de sua carreira musical, e do estado actual do Rap angolano, que em sua opinião perdeu a sua essência, acompanhe a entrevista.

Quais são as suas influencias musicais

Bom, na altura, quando era mais pequeno, o meu irmão tinha uma cassete do 2Pac, eu não falava inglês, então, nós escrevíamos as letras dele, mesmo não entendendo, e acompanhávamos....
comecei a ouvir Boss AC, Black company, SSP e outros.

A que posição se coloca dentro hip - hop: Undeground ou Comercial?

Eu me considero um rapper comercial... mas não quer dizer que um rapper comercial não tenha consciência social.....e não cante sobre problemas sociais....

Qual é a relação do Matita com outros Rapper

Para falar a verdade, eu dou-me com muito poucos rappers em Angola.... mesmo socialmente eu não sou uma pessoa muito aberta, e as vezes muitos pensam que sou cínico ou "achado", mais não, é a minha maneira de ser... e também, com os poucos amigos rappers que tenho, quando vou a algum estúdio, só se ouve rappers a falarem mal de outros rappers, parecem mulheres. Se preocupam muito com os outros e com o trabalho dos outros em vez de estarem mais preocupados com eles mesmo... como eu faço.

Está a querer resumir, que é anti social, ou que não precisa de ninguém?

Não... a sociedade precisa um do outro.... só disse que evito estar muito com os rappers....

Que comentarios tens acerca dos beefs

É assim, podemos dizer que o biffe chama atenção, quando um rapper biffa um rapper ou um grupo de rappers, todo mundo quer ouvir, todo mundo quer saber o que disse, e porque disse, então... a exposição é maior, e as pessoas querem sempre ouvir o que tens pra dizer.....portanto eu acho que um biffe faz o artista se esforçar mais, é um mal que as vezes é necessario

Ja bifou algum rapper?

Olha, ainda não senti necessidade de biffar algum rapper... mais já fui alvo de alguns biffes.....

E chegou a responder?

Ignorei...

Qual é a sua opinião em relação ao rap nacional?

O rap nacional estava a ir pra um bom porto, mais infelizmente houve um desvio trágico, que esta a arruinar o hip-hop nacional.... tem muitos grupos bons... isso é verdade, mais ha muitos grupos maus, e porque têm alguma influencia, ou dinheiro, estão sempre na mídia, e com o tempo, as pessoas vão achar que aquele raap mal feito, é que é o rap normal, é que é o bom rap, porque é o que aparece.... muitas imitações falsas...

A influência do Kuduro no Rap, é saudável?

É saudável até o ponto, é uma mistura com algo que é bom e é nacional, mais tem que ter limite, agora os rappers estão a cantar kuduro, daqui a pouco os kuduristas serão chamados de rappers

Que classificação dás ao Big Nelo, kudurista ou rapper?

Ele é musico....Um rapper é aquele que só canta rap

O que quer dizer?

...Big Nelo já não é Rapper, ele era ou é considerado o pai do rap angolano.... ou o general, e agora entende-se porque que os outros rapper estão a ficar perdidos, "quando um general não é forte os soldados ficam fracos".

Está a dizer que o Hip-Hop Angolano está doente, ou em outros termos, fraco?

O hip-hop angolano não esta fraco, esta morto

Para quando o Próximo disco?

depois do CAN

Tem medo da rocha?

Porque eu ia ter com medo?

Como intitulasse-a o novo disco?

"Ja não preciso dizer"

Haverá variedades de estilos?

O álbum será mais maduro, tem musicas mais conscientes e de reflexão, sobre os problemas sociais que enfrentamos agora, sobre auto-ajuda, teremos uma mistura de rap com funk, musicas para dançar e de amor...

Terá participações de músicos angolanos?

Sim sim, mais poucos... e prefiro não citar ainda

O disco, ficará simplesmente por Angola

A principio não estou muito preocupado ainda em atingir mercados internacionais, estou a trabalhar ainda pra Angila somente.... e atingir todas as provincias do pais...

Qual é a sua relação com a fama e com os seus fãs?

Eu sou uma pessoa muito simples, as vezes eu esto com pessoas que não sabem que eu sou o Matita, dpois de descobrirem ficam surpresos com a minha simplicidade e com a minha maneira de ser.... e mesmo depois de 2 anos do lançamento do meu cd, e algum tempo fora dos palcos, ainda recebo todos os dias telefonemas de pessoas a dizer que são fãs, mensagens no msn, hi5, no meu site... é muito gratificante.... e ajo naturalmente.... retribuindo o calor....

Entrevista feita por Domingos Bento

Fonte
www.jornaldanet.tk

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário