terça-feira, 12 de maio de 2009

Entrevista com J-Cap, um dos melhores Mcs Tuga




J-Cap é um dos mais respeitados mcs underground de Portugal e conseguiu esse feito com o primeiro álbum "Esperança". Andou desaparecido durante uns tempos, mas nunca o esquecemos, e por isso mesmo tens aqui uma entrevista exclusiva para o blog Nação HipHop, onde ele fala sobre os novos projectos e o actual HipHop.

Ja há muito tempo que nao se falava de ti em Portugal. O que andas a fazer relacionado com música? Que projectos tens?


Tenho estado a aperfeiçoar e a estudar a arte de misturar e produzir uma boa track de Hip Hop, porque eu sempre produzi mas nunca me dediquei a 100% a essa parte da musica, por ser também um MC, mas agora a concentração é máxima pra ambas as partes. Estou também a preparar o meu segundo álbum mas ainda sem data de saída. Pra além disso tenho estado ocupado no estúdio com a gravação de um álbum de um amigo meu co-produzido por mim.


Em Inglaterra tiveste mais oportunidades do que em Portugal?


Em relação a música não, a minha mudança de ares não foi relacionada com isso mas sim a direcção que a minha vida estava a levar na Tuga, não era muito do meu agrado.



Fazes parte da cultura HipHop há muito tempo. Há uns anos atrás achavas que o HipHop Tuga seria como é hoje, com artistas como o Sam The Kid e Boss Ac nos tops nacionais?


Sim, sempre tive esse "felling", eu sempre achei que mais tarde ou mais cedo esta musica iria ter a aceitação que está a ter agora.



Tu fazes um tipo de rap mais virado para as ruas, com mensagens realistas e duras. Quando vês artistas como os Black Eyed Peas e Nelly, achas que eles podem ser considerados HipHop?


Eu acho que sim, grupos assim são simplesmente a versão mais comercial da nossa cultura. Mesmo sendo "POP-RAP" não quer dizer que não possam ser considerados Hip Hop.



És a favor da gangsta music e das mensagens negativas que transmite?


Sim, sou a favor, porque da mesma maneira que eu gosto de ver filmes de acção também gosto de ouvir musica "que a tenha". Mas por exemplo não me vês a fazer as coisas que eu vejo nos filmes da mesma maneira que não me irás ver a interpretar mal uma música só por ela ser gangsta. Tu não vês por exemplo ninguém a condenar o AlPachino por ter feito o Scarface, mas no Hip Hop isso já e o contrário, querem-te logo te protagonizar como um mau exemplo pra sociedade sem sequer pensarem que isto é simplesmente MÚSICA. Nós estamos aqui pra entreter o nosso variado público da maneira que achamos mais adequada. Desde o momento que as pessoas que fazem esta música e que a ouvem saibam que isto e só MÚSICA, estamos bem.



Neste momento, para ti, quem é que representa melhor o HipHop underground?


Há muitos bons MC's, produtores, Dj's, e writers e com a ajuda da Internet o underground agora e online e com muito mais facilidade a gente tem novidades pra ouvir, mas pra ser sincero sem enrolar muito eu não tenho um artista especifico, sou fan de muitos.


Quando vens a Portugal? Temos saudades tuas.


Em breve. Igualmente.



Deixa uma mensagem aos leitores do Nação Hip Hop


Comprem o que é nacional também, "porque o que é nacional é bom", e não se esqueçam MC's e futuros MC's : A originalidade é a chave, não sejas só mais um... Pazzz...J.CAP...1...




Filled Under:

3 comentários: