sábado, 25 de julho de 2009

Entrevista Tem presidente no Rap




Por: Cristiane Oliveira

Tem presidente no Rap.

Akira Presidente é um rapper carioca criado na zona sul do Rio de Janeiro, conheceu o rap nas festas no bairro da Lapa (Rio de Janeiro). Amante da rima de improviso ele foi o primeiro campeão da Batalha do Real um campeonato de Free Style que acontece no Rio de Janeiro, Akira também participou do Documentário “Freestyle: um estilo de vida”, e em 2008 lançou o vídeo-clipe “O que tu qué”. O Presidente do Rap também é formado em direito e atua como produtor cultural.

Nesse momento Akira está gravando seu primeiro álbum, que conta com a produção do MC Apolo do grupo Pentagono.

Para conhecer melhor o rapper Carioca Akira Presidente o Portal Rap Nacional bateu papo com ele.

Portal Rap Nacional: Porque “Presidente”?

Ahahaha!! Essa e’ uma pergunta que sempre me fazem...

Na real quem me “elegeu” foi uma amiga minha que disse que eu era o Presidente por sempre cuidar da nossa rapaziada ,sempre pela coletividade, querer sempre dar um jeito de melhorar o esquema e por ai vai.

Acredito que o apelido ou “cargo” se vale de sempre buscar algo melhor pro “meu povo”!

Ahahah!!

RN: Você trocou o diploma pelo microfone? Explique sobre suas escolhas.

Bom, eu acredito que de fato não foi uma troca mas sim o momento certo de me dedicar a musica como trampo.O rap sempre esteve presente de maneira muito forte na minha vida, mas em 2004 mais ou menos eu tive que dar uma segurada nesse lado e terminar a faculdade, na época eu trabalhava em um escritório e fazia shows com Marechal (bons tempos) e chegou um ponto que eu não estava me dedicando 100% a nenhum dos dois projetos e como eu estava já bem avançado na faculdade optei por terminar o curso primeiro.

Nesse período em que eu terminava a faculdade eu continuei fazendo meus raps ate mesmo por hobby. Quando me formei uma série de eventos na minha vida me fizeram deparar com o rap de novo, sendo que dessa vez eu me sentia mais preparado como mc e como ser humano também pra poder encarar melhor os desafios da vida.

Me senti em uma situação de que era esse o momento ou já era, ia seguir a vida toda pensando que poderia ter sido diferente...

Sabe como é, fazer aquilo que ama é pra poucos o sacrifício é grande mas a recompensa vale toda a caminhada.


RN: Fale um pouco do seu trabalho como produtor cultural?

Estou começando ainda nesse ramo, ate com o lance do disco estou ate um pouco parado, mas tenho como fundamento trazer um pouco mais de dignidade e profissionalismo a cena somos representantes de uma cultura cada vez mais difundida em nossa sociedade, basta ver nas novelas, comerciais de TV e etc. Sempre algum elemento da cultura e exposto, e ao mesmo tempo não temos um rosto.

O que mais me incomoda e que quando algum de nós consegue algum sucesso, nos tratam como se estivessem nos fazendo um favor ou o pior, agente mesmo torce o nariz e desmerece a conquista.

Precisamos com urgência rever nossos conceitos pois estamos cada vez mais isolados dentro do próprio movimento e cada vez mais dos outro gêneros musicais.

RN: O que o rap vai poder ouvir no cd que está sendo produzido?

O cd esta sendo produzido pelo Apolo do Pentágono vai contar com algumas participações de amigos de longa data nessa caminhada. Buscamos uma proposta de um disco bem eclético mas sempre dentro Rap, a nossa intenção e tentar mesclar umas faixas de rap clássico, com umas faixas mais pra pista pro pessoal curtir mais nas festas , uns sons pra namorar curtir com a mina ou seja um álbum que possa ser ouvido em qualquer situação.

Acredito que esse álbum vai ter bem a minha cara vejo muito da minha personalidade nele misturando novas influencias como Cool Kids, PAC Div e antigas como Mos Def, Racionais e outros. Rap pra todos os gostos.

Antes do disco, em agosto estou lançando um Ep virtual (disponível para download) pro publico já ir tendo uma noção do meu trabalho.

Agradeço a oportunidade por poder explicar um pouco mais do meu trabalho e de mim mesmo.

myspace: www.myspace.com/akirapresidente

video clipe:
http://vimeo.com/4447903


Fonte:
Assessoria Portal Rap Nacional

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário