MC / DJ e produtor, fundador da Red Towers Clan, entre outras coisas, é o responsável pela DOPE SESSIONS, que trouxe a Portugal nomes como J-Live, Wordsworth, Flo Fader, Plus one dos Scratch Perverts, Harry Love, Mr.Thing, Skitz, entre outros.
É também responsável por projectos como FUNKATIVITY (Loja de Discos 2001-2004), DopeDevice MCs e, mais recentemente Rude Bwoy Sound System. Faz parte dos MATARROA desde o início como um membro de Matozoo e como artista solo.
Nomes como Mike Patton, Botanica Del Jíbaro, Moving Fusion, Bad Company, DJ Craze, DJ Kenny Ken, DJ Nicky Blackmarket, DJ Afrodite, DJ Total Eclipse, DJ Hype, DJ Ruff Stuff, Zed Bias, Joe Randsom, Mr.Thing, DJ Plus One, Harry Love, Skitz, MC IC3, MC FatmanD, Mr. Perfect, Paco Mendoza são alguns dos artistas que fazem parte da sua trajectória musical até hoje.
É também responsável por projectos como FUNKATIVITY (Loja de Discos 2001-2004), DopeDevice MCs e, mais recentemente Rude Bwoy Sound System. Faz parte dos MATARROA desde o início como um membro de Matozoo e como artista solo.
Nomes como Mike Patton, Botanica Del Jíbaro, Moving Fusion, Bad Company, DJ Craze, DJ Kenny Ken, DJ Nicky Blackmarket, DJ Afrodite, DJ Total Eclipse, DJ Hype, DJ Ruff Stuff, Zed Bias, Joe Randsom, Mr.Thing, DJ Plus One, Harry Love, Skitz, MC IC3, MC FatmanD, Mr. Perfect, Paco Mendoza são alguns dos artistas que fazem parte da sua trajectória musical até hoje.
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Sobre o álbum Rude Bwoy Stand
Versátil e heterogéneo, revela influências e fusões variadíssimas que numa primeira análise poderiam parecer quase impossíveis de apresentar coerentemente num só trabalho. De forma inteligente, são reunidas influências do Reggae, Hip Hop, Ragga, Soul e até do Fado. Alguns temas são mesmo uma surpresa como “Nature”, “Forever Love” ou “Let Them Know”, sendo o último um exercício bastante interessante que abdica do beat em prol de uma guitarra portuguesa.
Em linhas muito gerais, e não esquecendo o percurso do artista, duas linhas muito fortes percorrem o disco: o Reggae e o Hip Hop. Aproximados ao Hip Hop de cariz Underground incluem-se os temas “Colision”, “After This” (com participação de Souljah e Tito, do colectivo parisiense “Buga Propaganjah”), “Inhanha” (instrumental produzido por DJ Kronic), “Coalition” (com DJ Ride e Fatman D, incontornável referência do Drum’n’Bass britânico) e, finalmente, “Drástico” (tema bónus com os MatoZoo, banda emblemática do Porto da qual Bezegol é também DJ e MC).
Como exemplos do bom reggae nacional, os temas “Rude Bwoy Stand”, “Fire”, “Lightning” (produzido por Condutor dos Buraka Som Sistema), “Plant” e “Roots of Evil” (com Charly Skank nas teclas), tendo estes dois últimos sido editados pela editora Gumalaka naquele que foi o primeiro Single em Vinil 7 polegadas de reggae nacional. Em praticamente todos os temas a produção ficou maioritariamente a cargo do próprio artista em parceria L.V.M.
“Rude Bwoy” fala de problemas sociais, políticos, da mãe Natureza e da natureza das pessoas, a mensagem é positiva e de coragem, apesar de ser dura e rude. Existem subtilezas incluídas no álbum que sobressaem após uma audição atenta. Gravações originais dos acontecimentos de 25 de Abril de 1974, gravações retiradas de filmes independentes brasileiros ou ainda uma pequena farpa punk rock a meio do disco, revelando um Bezegol rebelde, inconformado e sem meias palavras. Sejam elas em inglês, em francês ou em português.
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