sábado, 22 de agosto de 2009

Cidade Negra - Mais de 20 Anos a Representar o Reggae Brasileiro




Os Cidade Negra são uma banda de Reggae muito querida e respeitada por todos. Não só fazem reggae, como também juntam outras influências musicais como o soul e o pop. O grupo se formou na Baixada Fluminense, famosa pela sua pobreza. Da Gama, Bino Farias, Lazão e Ras Bernardo começaram então a pensar como espalhar a mensagem "amor e igualdade entre todos, em especial para o povo negro".

Bino conheceu Da Gama e Lazão. Em 1983 com a entrada de Bernardo, a banda ficou completa. Inicialmente se chamaram Lumiar, mas mudaram para Cidade Negra. Seus ídolos eram Bob Marley, Tim Maia e Led Zeppelin. Foi dessa junção de estilos, que sairia o som único e inconfundível do Cidade Negra. A banda começou a chamar a atenção e a Sony Music (na época era CBS) resolveu apostar neles.

Em 1991, veio o 1º álbum, Lute Para Viver. Foi um trabalho bem aceite pela critica e pelos fãs. Dele se destacou o hit Falar a Verdade, que foi um sucesso na época. Na música Mensagem, contou com a participação mais que especial do consagrado músico Jamaicano Jimmy Cliff. Os Cidade Negra foram os primeiros artistas latino-americanos a participar do Reggae Sunsplash Festival, em Montego Bay, na Jamaica.

Em 92, o grupo lançou Negro no Poder, um álbum 'pesado' e duro, que não foi muito bem aceite pela midia, mas mesmao assim os CN tinham como objectivo alertar para a desigualdade social e nunca desistiram desse objectivo, mesmo alguns sendo contra essa ideologia.

O ano de 1994 foi um ano de mudanças para o grupo. Ras Bernardo saiu da banda e foi substituido por Toni Garrido, que tinha uma voz mais doce e melódica. Juntamente com o experiente Liminha, agora na produção, o som do grupo tornou-se mais diversificado, mais urbano, mas sem se afastar do reggae.


Sobre Todas as Forças, 3º álbum, consagrou a banda para o sucesso, com grandes sucessos como "A Sombra da Maldade" e "Pensamento". Shabba Ranks participou na canção "Downtown", Gabriel o Pensador foi um dos convidados também. Onde Você Mora?", de autoria de Nando Reis e Marisa Monte, foi a música que se destacou mais.


Em 96, o quarto álbum O Erê solidificou o sucesso da banda. Realidade Virtual (com Prata), Free (com o grupo Inner Circle), Firmamento e O Erê foram os principais hits do álbum.

Mais tarde, em 1998, viria o quinto álbum da banda Quanto Mais Curtido Melhor, com o super Hit A Estrada. O álbum contou com a participação de Lulu Santos na inédita "Sábado à Noite" e também da cantora africana Angelique Kidjo.

Em 99 a banda lança o álbum duplo Hits & Dubs. Hits é uma coletânea com os maiores sucessos da banda desde o seu início e Dubs trata-se de versões das canções da banda remixadas por alguns dos maiores nomes do reggae e do dub como Lee 'Scratch' Perry, Steel Pulse e Mad Professor.

Enquanto o Mundo Gira, o 7º álbum, afastou-se do reggae e trazia uma sonoridade mais pop, mais mainstream, o que desagradou um pouco os fãs. Mv Bill marcou presença em Voz do Excluído. A Flecha e o Vulcão e Podes Crer destacaram-se também.


A Mtv convidou a banda para o projecto acústico Mtv. Em 2002, saiu um cd/dvd Acústico Mtv com os sucessos da banda ao vivo e ainda as inéditas Girassol, Berlim e a versão em português de Johnny B. Goode. O acústico contou com a participação de Gilberto Gil em sua própria canção Extra.

Perto de Deus foi o retorno da banda ao reggae. Mostrando o seu respeito pelo Rap, eles convidaram Rappin Hood para participar na faixa Homem que Faz a Guerra. O álbum também apresenta a versão de um dos maiores sucessos de Bob Marley, Concrete Jungle.


Cidade Negra Direto - Ao vivo

Para comemorar 20 anos de sucesso, os CN lançam um cd/dvd Direto - Ao Vivo que traz dezoito faixas, incluindo os grandes sucessos e sete canções inéditas, três delas gravadas em estúdio. O cd dvd contou com participações especiais de Lulu Santos e Os Paralamas do Sucesso, engrandecendo ainda mais o evento. Apesar da qualidade, não vendeu o suficiente e a gravadora Sony BMG acabou não renovando contrato com o grupo.


A banda encontrou abrigo na EMI Music e lançou Diversão - Ao Vivo, gravado no Teatro Popular - Niterói, em 16 de agosto de 2007. A banda homenageia grandes nomes da música brasileira, como Cazuza, Chico Buarque, Jorge Ben Jor e Legião Urbana; regravando grandes sucessos da MPB em ritmo de reggae.


Em 2008 saiu Cidade Negra: Perfil que é uma compilação dos maiores sucessos da banda. O álbum traz os grandes sucessos do grupo, podes conferir músicas como: "Sábado à Noite", "Girassol (Acústico)", "Johnny B. Goode (Acústico)" e muitas outras.

Em abril de 2008, Toni Garrido anunciou sua saída do Cidade Negra para realizar trabalhos solo. Cinco meses depois do desligamento de Toni Garrido, o guitarrista Da Gama também anúnciou em seu site a sua saída.

O Cidade Negra agora é um trio com Alexandre, Lazão e Bino. Com a saída também do guitarrista contratado Sérgio Yazbeck, entraram os guitarristas Alexandre Prol e Egler Bruno, ambos músicos experientes com trânsito em vários estilos. Completa a formação o tecladista Alex Meirelles, já há anos no Cidade Negra.

CLICA NAS IMAGENS E FAZ DOWNLOAD












Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário