terça-feira, 11 de agosto de 2009

Entrevista com o Iniciado




Porque o nome Iniciado?

Como devem saber Iniciado é um termo utilizado que remete ao começo de algo,um inicio de uma conversão, em determinada circunstancia ou acontecimento. No meu caso, foi quando me converti ao RAP.. Iniciei algo novo para mim, ao qual o nome foi apropriado para altura.Já pensei em altera-lo, mas o nome em si, já ganhou algumas proporções a nível de reconhecimento ao qual me deixam de pé atrás, se deva ou não muda-lo.


Há quanto tempo andas no movimento?

Ora bem, comecei a fazer umas brincadeiras em 1997, em 1998 ja tinha um grupo chamado de “ESQUADRÃO SUBMERSO”, composto por mim “INICIADO” e “JV”.Era engraçado as nossas tentativas de gravação, um MIC ligado a um leitor de cassetes, um dava o beatbox de fundo e o outro soltava umas rimas, e vice-versa, preenchíamos os dias depois das aulas assim. Finais de 98 inícios de 99, “DJ NOBRE” juntou-se e passamos a assuntos mais sérios (ou pelo menos tentava-mos), tinha-mos um estúdio “CS14″ onde na altura decorriam gravações do grupo “MITOS URBANOS”. Grava-mos o nosso primeiro Single, “ASSASSINOS DO CS14″ que chegou a passar no programo do “JOSÉ MARINO” na “ANTENA3″(podem encontrar no Youtube se procurarem).Com o decorrer do tempo, o estúdio foi ganhando forma, as gravações em cassete passaram para mini disc, e o mini disc converteu-se mais tarde num computador onde ja havia capacidade de gravar em multi-pistas. Trabalho facilitado, começaram a sair varias compilações e mixtapes,que envolvia todos os rapper’s de Quarteira, desde Opinião Publica (Jackpoot,Dom Mouska,Perigo Publico,New Vokal,Dom Duarte,As2, DIno),
Sumbundo(Pilantra, Wuser, MR, Ervilha,Anubis, ) entre outros. Mais tarde, criamos um subgrupo com vários elementos de diversos grupos que foram aparecendo na altura.Juntou-se “ENIGMA VERBAL,ESQUADRÃO SUBMERSO,EKSP” e forma-mos os “ALIADOS”. Chegou-se a gravar umas 8 faixas, mas nunca passou daí. Aos poucos, fui me encontrando e me assimilando com outro tipo de rap feito pelo grupo do Perigo publico. As minhas crenças eram outras, a minha escrita ia-se alterando aos poucos, e os meus ideais foram mudando.Eu, Perigo Publico, New vocal e Dom Duarte formamos os “DESMANCHA PRAZERES” ou seja era uma junção dos APC com INICIADO onde o estilo predominante era o CLUB!.Demos uns concertos, mas aos poucos o grupo foi-se desintegrando e eu segui o meu caminho sozinho..Saltando um pouco a historia do meu isolado percurso, e quem me acompanhou em mixtapes e cd’s que participei sabe o meu complicado percurso para chegar onde me encontro-me nos dias de hoje… estou a acabar o meu álbum a solo com muito trabalho em estudio.


O Que mais influencia a tua escrita?

Eu vou ser sincero eu não me baseio muito em escrita, eu baseio-me mais em flows.Dou muito valor a quem expõe todo o seu knowledge em letra,e aprecio muito. Influencia….acho que não tenho ninguém em especial, vai dependendo do tipo de som que eu estiver a sentir na altura, Claro que há sempre aqueles que mexem mais comigo , como Talib Kweli ou Kardinal Offishall ao qual são um pedaço de quem eu sou hoje em termos de flow. Muitos vão dizer que sou um tresloucado ou whatever, por não mencionar, Public Enemy,Krs-one , Jay-z,Run DMC, Grand Masta Flash, mas é o que todos dizem nas entrevistas, e muitos deles nem cresceram a ouvir isso.Fui influenciado por estes em tempos, mas nos dias de hoje a minha influencia não é a mesma de ha tempos atrás. Já tive o meu tempo de escrita de knowledge, quando ouvia muito Immortal technique, Tommy tee, Masta Ace entre outros, só que temos que nos encontrar e criar o nosso próprio estilo musical. Temos o Valete que é o elo mais forte nesse tipo de RAP, ele já conquistou os ouvintes e fãs com o knowledge, porque razão haveria eu de tentar superar ou igualar, enquanto poderia criar algo novo. Temos o Sam the kid que ‘e o king em trocadilhos, não há razão para eu seguir um caminho que já foi traçado por outro, Claro que por vezes sigo umas pisadas, mas tento não me deixar ser seguidor fiel, porque vou cair no erro de ser uma copia, de uma copia, de uma copia como é dito pelo Brad Pitt no grande filme “Fight Club”.(aconselho a toda gente a ver) Estou a tentar criar algo meu, que digam, “isto ‘e o estilo do INICIADO”, e não “yha…ta fat essa parte que das tipo sam”.Lutem e esforcem-se para criar algo novo, e que resulte, senão vamos estagnar e andar aos círculos, a cheirar o rabo uns dos outros.


O que pensas do Rap Algarvio?

Tem muito por onde se pegar,muita fruta madura, muitos rebentos, e especialmente tudo de óptima qualidade,não é cá como essas laranjas espanholas que agente compra no super depois esprememos e não sai sumo!ahah. Fora de brincadeiras..acho que o Algarve tem muita potencia, e é preciso uma luta constante para poder superar tudo aquilo que não existe, em termos de apoio se quisermos fazer vida da musica! Quero também realçar 2 nomes algarvios que para mim foram a revelação dos novos tempos. mc Sacik (kikas) e o Kristo, ambos são muito bons rappers a meu ver.Espero que não fiquem só pelo Algarve a gravar musicas pós amigos, porque acho que têm muito potencial para andar a fazer rap para ser ouvido por meia dúzia. Há mais para ser explorado, e não se esqueçam que há espaço para todos.


O que podes contar acerca do teu Álbum? ( o que podemos esperar , datas)

Do meu álbum posso dizer, que vai se chamar de I-CLASS, vai ter por volta de umas 14 faixas, que variam entre o Club, Bossa Nova, Soul, Knowledge, Ragga, etc.. Vai andar a deambular por vários estilos mas não fugindo muito ao meu ideal! Foi gravado no estúdio do TT, ao qual quero agradecer, a todo o apoio que me deu, por crer no meu projecto desde o inicio.


E Participações do álbum?

Isto é sempre aquela pergunta chata, quando se quer fazer uma surpresa, mas posso revelar alguns que já disse na entrevista que dei para RECTV. Conto com a voz de TT, PFUNK,RICHIE CAMPBELL, FLOW 212,TEKILLA. Nas produções tenho o INTAKTO(grande producer), TT e TEE.


Alem do teu álbum a solo, que podemos esperar para 2009? (participações,etc…)

Tenho estado mais focado no meu projecto, e tenho deixado de lado as mixtapes e algumas participações que fui convidado, mas posso dizer para se prepararem para a mixtape do CRUZFADER “DE VOLTA AO SERVIÇO” e para o cd do VOKABULO. Também participo no cd do TT “MAIS QUE UMA RAZÃO” que saiu na segunda feira 27 de Julho de 2009! Deixem-se de preconceitos e comprem.


Queres deixar alguma mensagem para o pessoal que vai ler esta entrevista?

Quero agradecer a toda gente, que tem me apoiado desde o inicio, e como menciono na resposta mais acima, DEIXEM-SE DE PRECONCEITOS, a cena da complexidade e do conceito errado que deram ao Underground/Comercial , já ta fora de moda. Procurem ajuda urgente de um psicólogo que isso pode ser recalcamentos provocados por doenças de foro psicológico. Não tentem ser quem não são, para manter as aparências. A MTV , não é um contra para servir de barreira de separação entre o underground e o comercial, alias é um pro, que temos como meio de divulgação, como havia antigamente o canal SOL, por isso não julguem quem quer dar asas e divulgar o seu trabalho, não passará a ser menos ou mais que tu!

Entrevista feita por Zona HH Tuga

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário