Nascido em uma família evangélica, Sniper desde cedo teve contato com a música. Com 5 anos já contava no “Coral Infantil” da igreja. Nestas diversas etapas, passou por diversos corais, quartetos e grupos dentro do “Universo Gospel”.
1999
A fim de mandar sua mensagem e realizar um antigo sonho, Sniper monta seu grupo. Se reúne com Luther, um amigo de infância, com a idéia de transmitirem de forma informativa, instrutiva, e principalmente reenvindicativa suas experiências e visão de quem já sentiu, testemunhou e vivem o cotidiano das classes menos favorecidas da sociedade brasileira, através da música.
Por se identificarem com o ritmo e este fazer parte de um movimento criado com o mesmo fim, escolheram o RAP como veículo para demonstração de seus talentos e principalmente com o intuito de que através do RAP pudessem ser porta-vozes desta classe, e através deste, conseguirem de alguma forma abrir portas para que estas pessoas pudessem ter o mínimo possível de seus direitos.
Para isto, a fim de deixarem esclarecidamente para todos uma de suas maiores diretrizes para conseguirem estes direitos, que é a informação, Sniper escolhe ARTIGO 5º como nome oficial do grupo. Após a integração do DJ Feca, em janeiro de 2000 sobem ao palco pela primeira vez, nascia assim mais um grupo de potencial musical, filosófico e artístico da Zona Sul de São Paulo.
2000
Começa a jornada de shows, palestras em escolas e centros comunitários, etc. Um dos shows mais marcantes deste ano, foi na quadra da “Gaviões da Fiel”:
2001
O grupo grava um CD Demo intitulado: “O Novo Velho Oeste”, com 4 faixas, relatando o cotidiano da sociedade de uma forma política e criativa.
O grupo cede uma de suas músicas para uma Coletânea Musical, intitulada “Fábrica de Rima Vol. 1”. No mesmo ano, o grupo assina um contrato de 3 anos com a Gravadora Zâmbia Fonográfica, e começa gravar seu primeiro CD, intitulado “RESISTÊNCIA”, com 16 faixas e participações de vários nomes da música “Black” do Brasil, como: Z’África Brasil, Aliança Racial, Pregador Luo (Apocalipse 16), Sérgio Saas e integrantes do Raiz Coral, Grupo 4 Manos, entre outros
2003
Após 1 ano e 2 meses de muito esforço, o mesmo está pronto para invadir o sistema com seu conteúdo ricamente musical e político.
O lançamento do mesmo é exposto na maior revista destinada ao público rap do país "Rap Brasil". Infelizmente, após várias tentativas de negociações com a gravadora, o mesmo não foi lançado e o contrato rescindido.
2004
O grupo continua com shows por toda a grande São Paulo e Interior, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
2005/2006
O grupo se ausenta por um período do público, priorizando outros projetos.
2007
Sniper ressurge para dar continuidade a sua missão, porém, agora não mais como grupo, mas solo. LANÇA SEU PRIMEIRO DISCO intitulado “RESISTÊNCIA E INTELIGÊNCIA”, pela “RI FONOGRÁFICA”, distribuído pela “PORTE ILEGAL”
FAZ DOWNLOAD
0 comentários:
Postar um comentário