No lado leste da cidade de São Paulo, onde foi nascido e criado, o rapper Preto Bomba ganhou o apelido de Xis, que o acompanha até hoje. Seu primeiro registro fonográfico foi na coletânea "Consciência Black", de 1992. Dois anos mais tarde, lançou o álbum "Cada Vez mais Preto", este, exclusivo do grupo DMN, liderado por ele. . Foi um dos indicados da categoria Rap no 1º Vídeo Music Brasil, prêmiação da MTV, com o clip da música "Aformaoriginalmental". Outra música de Xis, "De Esquina", produzida por DJ HUM para o cd O Poder da Transformação, esteve entre as músicas mais pedidas de toda a programação da Rádio 105FM, especializada em rap, samba e MPB. O single da música vendeu 8.000mil unidades em seis meses.
Foram oito anos como letrista, vocalista e produtor do DMN, mas em 1999 decidiu seguir carreira a solo e lançou o álbum Seja Como For, um disco que fala de amor, de esperança, de diversão e foi feito pra somar. "Espero que o seu lado violento tenha um efeito boomerang, trazendo a PAZ para todas as pessoas que de alguma maneira ele possa atingir" na definição de Xis. Foi o primeiro álbum solo do rapper, com a produção do DJ KL Jay. 12 faixas, destaque para as músicas "Vai e Vem", "Segue a Rima", "Us Mano e as Mina" e "Bem Pior". O video Os Mano e as Mina venceu Melhor Videoclipe de Rap no VMB
Kid Nice, do grupo Sistema Negro, e Hébano, do Potencial 3, participaram da futurista "2092, a Lei da Rua". ''Paranóia Delirante" é remix de frases do sucesso "De Esquina". Em 2001 Xis voltou à carga com o álbum Fortificando a Desobediência, bem recebido no brasil. Com o vídeo Chapa Coco venceu mais uma vez o Melhor Videoclipe de Rap.
Depois de quase seis anos sem colocar um som novo na pista o preto-bomba de Itaquera ataca com sua primeira mixtape no ano de 2008. Xistape é recheada com algumas das melhores produções da carreira do rapper, mescladas entre versões originais, remixes e trechos de músicas novas. A diferença é que, nesse caso, a Xistape se coloca como um produto concluído em si mesmo, não apenas uma ferramenta que abre os trabalhos de um novo disco, Xis explica que: “São tracks novos, lados B, remixes e alguns sucessos. Uma ou outra coisa nova. Na real a Xistape é uma homenagem a cultura dos DJs, e é dedicada a todos os DJs que eu trombei no role até hoje. Seja no palco, no estúdio, nos clubes ou nas rádios”. O mérito pela produção da mix-tape é dado ao DJ RM: “Ele é muito talentoso, e apenas uma pessoa com talento poderia executar este trampo. Sem o RM esta mix-tape não iria acontecer”.
Xis fortificou o seu nome, sempre com a agenda cheia e com a moral em cima de quem sabe o que quer e que direcção seguir. É um excelente Mc acima de tudo, polémico, critico, consciente e respeitado.
FAZ DOWNLOAD CLICANDO NAS CAPAS
1. Entre 2. Bem Pior 3. Cole... 4. Perigo 5. Paranóia Delirante (c/ Estado Crítico)
6. Vai E Vem 7. Us Mano E As Mina8. Só Por Você 9. Segue A Rima
10. TV É Uma M... 11. Enquanto Eu Posso (c/ Nato)12. Nu Gelo
13. 2092, A lei Da Rua (c/ Kid Nice e Hébano) 14. De Esquina
15. A Xis 16. ... Tiva 17. Seja Como For 18. PB 2000
01. Chapa o côco 02. Pá doido pirá - Pt. 2 03. Fortificando a desobediência - part. Papo Record
04. Sonho meu - part. Cibelle Cavalli 05. 6... da manhã 06. Ei hey 07. Abraça quem qué
08. Pra king risca 09. Rolê na Z - part. Magnus 44 & Duda da 7 10. Foda-se - part. Magnus 44
11. Tudo por você também 12. Procedê e tal13. Introdução (Página 101) 14. 1959-2002
0 comentários:
Postar um comentário