terça-feira, 20 de outubro de 2009

10 Perguntas a . . Kromo Di Ghetto - Directamente do Bairro Cova da Moura



http://c2.ac-images.myspacecdn.com/images02/36/l_fc1147f90fdd453895b7cb24e8ac5c69.jpg

Kromo Di Ghetto representa o bairro Cova da Moura (Lisboa). A sua música fala dos problemas sociais que enfrenta diariamente no seu bairro. Acaba de lançar uma Mix que podes sacar do seu MySpace.

Conta-nos como começaste a tua carreira e quais ou quem foram as tuas influências.

Não vou dizer que tenho carreira, pois nunca vi a minha postura no rap com tal definição, mas sim simplesmnte como mais um interveniente na cultura em si. Comecei em 95 na escola, com um grupo de dança de hip hop, e depois em 97 é que surgiu o grupo de rap juntamente com mais 4 amigos. A maior influência foi por parte do meu bro mais velho, e de ele ter apanhado logo também a vibe e a essência do hip hop no total.

Como artista, o que trazes de novo à música e o que tens de especial para que as pessoas te oiçam?

Todo aquele que ouve a música que faço, ve a diferença de rap pa rap pois não procuro nem nunca procurei ter uma sonoridade igual ao próximo. Como individuo diferente de todos os outros, isso também se reflecte na minha música, na escrita, no flow e no sentimento transmitido que é ai que se distancia de todos os outros, pois aqui há muita escrita,ideologias... mas raramente alma e sentimentos são um ingrediente que fazem parte. Eu de especial não tenho nada pois não sou nada doutro mundo, simplesmente sempre optei em não virar a cara ao que muitos viram e opto em falar, nunca tive a cena de cantar para agradar seja para quem fosse, e todos que me conhecem pessoalmente e aqueles que não conhecem mas que conseguem interpretar as minhas mensagens sabem que a minha pessoa é frontal.

Que tipo de temas costumas abordar nas letras das tuas músicas?

Sempre abordei temas em que me via directamente incluido tais como; violência policial, exclusão social, racismo, preconceitos, incrédulidade, uniao, entre muitos mais que tornam a minha postura e mensagem para o próximo, e, nada virado para o meu "eu".

O que achas desta "guerra" entre música comercial vs underground? A tua música é comercial ou underground?

A guerra mantém-se enquanto todos os problemas e desigualdades que existem na nossa sociedade perseverarem, pois enquanto uns forem oprimidos e explorados pelos que podem, haverá sempre contendas em saber qual é a verdadeira essência do rap de cada um.A minha música é espiritual, pois tem muita mensagem que levanta a auto-estima, "estado de espirito". Está inserido no underground pois é música que não é feito para agradar e nem para pistas de dança. É música para dar firmeza e não música para alegrar quem não tem e quem não está preocupado com os problemas da sociedade em que vivemos.

Como é uma actuação tua ao vivo?

Uma actuação minha ao vivo procuro que seja sempre o mais interventivo, e mais real possivel, procuro ocupar o palco todo e dar sempre umá boa actuação em que todos fiquem satisfeitos com a minha prestação.

Vives somente da música ou tens outra profissão?

Eu não vivo da música, mas sou Mediador Sócio Cultural.

Qual é aquela música que nunca pode faltar no teu mp3?

A minha música lOoOl. Mas yha não pode faltar 2Pac.

Neste momento quais são os teus principais obectivos a nível pessoal e profissional?

A nível pessoal pretendo terminar também os estudos pois infelizmente muitos de nós desisitimos da escola por um motivo ou outro, mas yha esse é um dos objectivos. Tenho o album Genisis já gravado, mas falta a parte técnica da mistura e master ainda pendentes. No entenato já comecei a gravar O Após só que este irá levar um pouco mais. No entanto já gravei vários sons com vários amigos,Sebeyks, Thugz, SDD, Fizz,Gui,Gc,Danixito,Shaka,D.Va,Di Di NHa Ida,Kash Money,ValKila,Marrokan,Piter Cox entre outros e também fiz uma mixtape só para manter a mensagem viva enquanto os albuns não saiem.

Mesmo que não consigas ter sucesso na música, vais continuar a lutar até conseguir?

Nunca procurei por sucesso, pois todo o sucesso obtido pelo homem é temporário e kairá em eskecimento, se falo para o próximo como poderia querer sucesso? Isso seria hipocrisia ao máximo, alegro-me ao ver pessoas que se identificam com a mensagem e se me derem uma força para continuar com o trabalho melhor ainda.

Deixa uma mensagem especial aos leitores do Blog Curto Circuito.

Continuem todos ligados à pagina e não andem pela boca do mundo, mas sim falem por experiência própria. Firmeza e Deus vos abençoe.

Visita o MySpace

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário