quinta-feira, 5 de novembro de 2009

10 Perguntas a Arley Stone (Cabo Verde) - Sempre Real





Arley Stone é um rapper Cabo-Verdiano, do bairro do Zambujal de Loures e faz parte da crew MDPWarriorz. Começou há 10 anos atrás a fazer hip hop e é um apaixonado por poesia. As suas letras são baseadas no que acontece no seu dia a dia e na realidade em que vive. Não te esuqças de visitar o seu MySpace.


Andreia - Conta-nos como começaste a tua carreira e quais ou quem foram as tuas influências.

Eu não posso falar em carreira ainda, mas posso dizer-te que esse percurso começou há 10 anos atrás. Desde puto, sempre gostei da música e de fazer poesia, mas entretanto não conhecia o Hip Hop... Mas em 99 quando tive os meus primeiros contactos com a realidade Hip Hop foi amor à 1a vista. A minha maior influência foi e é... Nas! Yeh... No doubt!

Andreia - Como artista, o que trazes de novo à música e o que tens de especial para que as pessoas te oiçam?

O que eu trago de novo!?...Trago eu e a minha musicalidade. Usando as palavras do "teacher" KRSOne, "Hip Hop é o que vivemos!" Trago o que eu vivo em forma de Rap. Se me perguntarem se a minha música é especial, digo que sim.Mas o público sempre tem uma 2a palavra, por isso a melhor maneira mesmo é ouvir, perceber e tirar a conclusão.

Andreia - Que tipo de temas costumas abordar nas letras das tuas músicas?

A minha música é o que eu vivo... Falo de tudo. Desde Metafisica à conversa de rua, da Teologia ao crime e à profanação... Do amor ao fanatismo, da escravatura á globalização. Ou seja, falo de mim e da minha experiência na aventura da vida. De um indivíduo que nasceu no campo, num país do terceiro mundo, filho de pai analfabeto e de mãe vendedora ambulante, que hoje é licenciado e vive num país da união europeia. É neste percurso que a minha música nasce.


Andreia - O que achas desta "guerra" entre música comercial vs underground? A tua música é comercial ou underground?

Eu não vejo as coisas bem nessa optica. Eu diria que há uma luta entre música verdadeira e falcatrua. Muitos que andam paí a dizer que fazem Hip Hop simplesmente tão a destruir a cultura... Hip hop é uma cultura e como qualquer cultura tem: rituais, valores e símbolos, que o identificam. Portanto, quando alguem não respeita essas regras básicas, não está nem a fazer nem a ajudar, mas sim a distruir a cultura. O meu Hip Hop é livre, underground é o que eu sou.



Andreia - Como é uma actuação tua ao vivo?

Eu digo que a actuação é a melhor parte de todas... é onde tudo acontece "live in color" e onde eu me sinto feliz. É simplesmente inesplicável a emoção que o palco me dá! Costumo chamar do "estádio de loucura.

Andreia - Vives somente da música ou tens outra profissão?

Ainda vivo do meu trabalho e faço música porque amo e creio que tenho um contributo a dar. Em Portugal viver de Hip Hop ainda para muitos é complicado.

Andreia - Qual é aquela música que nunca pode faltar no teu mp3?

Não tenho nenhuma track em especial... Na verdade tenho muitas, mas uma certeza é que nunca pode faltar Hip Hop... Real Hip Hop!
Andreia - Neste momento quais são os teus principais objectivos a nível pessoal e profissional?

Pah nesse momento tou focado em conseguir algo na minha área de formação,"Sociologia", e atento à oportunidades que me permitam manter close to Hip Hop.

Andreia - Mesmo que não consigas ter sucesso na música, vais continuar a lutar até conseguir?

O sucesso no Hip Hop, pra mim, é ver mar de gentes a vibrar comigo, é receber uma crítica objectiva e sincera... é lançar os meus projectos e por último a cereja no topo do bolo será cantar no festival da Gamboa em Cabo Verde! Umas tenho certeza que vão acontecer, outras nem por isso... Mas Hip Hop vou fazer jusque à la mort!

Andreia - Deixa uma mensagem especial aos leitores do Blog Black Vibe/Naçao HipHop..

Yah, espero que leiam, e tirem conclusões objectivas, pois a subjectividade é nociva. Hip Hop é uma cultura, procurem conhecer a sua história, os seus elementos e se se sentirem preparados espalhem a mensagem até aonde a vossas vozes consiguirem chegar. E não se esqueçam! Não acreditem na propaganda, procurem conhecer e construam a vossa concepção e a vossa verdade! Eu sou Arley Stone aka Voz di 3ª sociedadi. One Love!!! Obrigado especial a ti Andreia!

www.myspace.com/arleystonegangbangrec


Esta entrevista foi feita por Andreia Quaresma.
Se quiseres copia-la põe o nome e respectivo blog de onde foi tirada.

BLACK VIBE

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário