segunda-feira, 26 de abril de 2010

Entrevista com Kudibanguela do Prollema Sul



http://3.bp.blogspot.com/_NzsCvaRBJIw/S9VRR1UIi4I/AAAAAAAAAJk/oGQ8SXnfFHc/s1600/GetAttachment%5B3%5D.jpg

Zona Sul- Quem é Kudibanguela, de onde vem e porquê deste nome?

Kudibanguela- Kudibanguela é o aluno que o tempo formou e amparo concedeu, venho de muitas vitórias e derrotas, porque sou africano e Kudibanguela caracteriza-me na batalha que eu vivo dia pois dia.

ZS- Quando começou a fazer rap? quais foram suas inspirações?

K- Comecei a ouvir em decadas 1990 mas entrei no movimento nos meiados de 94/95 o que me inspirou foi a situação caótica que deparava-me com ela naquele instante, falta de emprego e de oportunidades.

ZS- Até que ponto achas que o rap mudou sua pespectiva de vida?

K- O rap mudou muito de certeza, sou o que sou atraves do rap consciente, hoje tenho os pés firmes no chão e olhos abertos para um futuro prospéro onde Deus é o guia força e protecção.

ZS- Fale um pouco do seu grupo, Prollema Sul, ainda continua de pé? há algum projecto?

K- Falando do meu grupo Prollema Sul eu acho que deve ser o único grupo sobrevivente da velha escola portanto espero que os leitores saibam que o grupo esta mas do que firme, apenas acontece que estamos a dar algumas oportunidades em alguns assuntos que a vida requer de nôs, quanto a projectos a vários estão em carteiras.

ZS- A Koligação Periferica foi um dos movimentos mais conhecidos do rap nacional, formou uma serie de rappers, mudou a mentalidade de muitos cidadãos, qual foi o teu contributo?

K- O meu contributo esta ai bem expresso na consciência das pessoas, focalizando o meu progresso com organizações de várias palestras de mentalização e sensibilização aos jovems em relação a violencia, falta de emprego, alcoolismo, procurando apontar sempre as soluções, acompanhadas de shows de hip-hop para sensibilização em prol da luta contra o paludismo numa época em que esta doênça culminava com vida de crianças e adultos.

ZS- Alêm de músico que outra actividade exerces?

K- Exerço várias mas por questões de profissionalismo prefiro não me desvendar agora talvez no futuro.

ZS- Que tipo de mudanças vês no HipHop nacional desde o principio?

K- Mudanças são várias crescemos em qualidade musical, quantidades em vendas, em número de adimiradores, mas diminuimos em espirito de irmandade atiramos os conceitos que tanto defendemos em prol de um mundo digno e uma sociedade saúdavel e cada dia estamos a cair no conformismo desta vida de ser rico não respeitar o proximo e nos disvinculamos da verdade a cada dia que passa.

ZS- O que pensas do rap nacional quando olhas atrais?

K- Acima de todo muitas saudades da Koligação Periférica onde mostramos que não é preciso estudar tanto para entendermos os conceitos de união e a Koligação Periférica é exemplo disto onde os jovens periféricos por uma causa e uma tese em prol das massas mostraram que podemos nos unir, saudades também ficam na memória do Nucleo do rap, das reuniões na casa do Mel-b das reuniões organizadas pelo Dread Josefh, reuniões no Nucleo da torada e também os shows de HipHop que eram frequentes nas ruas e muitos outros shows que passam pela memoria.

ZS- Em relação ao sistema de governo do MPLA, o que achas que mudou nos ultimos 8 anos?

K- Muita coisa mudou mas muita coisa ainda falta, falta uma política digna em prol do cidadão angolano, partir casas e dar tendas não e digno para um povo que coloca te no poder, é preciso uma reflexão, mas acredito que a uma vontade dentro de todos nôs de podermos ver esta Angola a crescer cada dia que passa, mas tambem não muda-se tudo a correr é preciso criar bases e acredito que estas bases estão a ser criadas, só Deus sabe.

ZS- Como Jovem tens acompanhado o dia-a-dia da nossa sociedade, o que estas a achar do crédito à habitação?

K- Bom principio, mais prática é o que eu aconcelho ao nosso governo, de poder dar aos jovens o poder de ter uma casa própria .


ZS- Já viveu na Africa do Sul, um país económicamente estavél, que achas que nosso governo tem de fazer para chegarmos a atinguir o mesmo nivél?

K- Para Africa do Sul chegar até ai foi preciso muito trabalho, apostar em grande na educação e na saúde e respeito no seu povo e isto é uma coisa que aqui ainda nota-se com um fracasso.

ZS- Quais são os teus 2 MC´s e 2 produtores nacionais favoritos?

K- MC´s Kinganda e Wima Nayoby, produtores To Kubano e Kota Nho & Nhunha.

ZS- E internacional?

K- Chuck D (Public enemy) e MV Bill, produtor único DJ Premier

ZS- Hobbies?

K- Pensar.

ZS- Desporto favorito?

K- Basquetebol.

ZS- Bebida?

K- Sumos.

ZS- Cidade dos sonhos?

K- Luanda terra de negócio e muito dinheiro.

ZS- Qual teu album e música de sempre?

K- Traficando informação com MV Bill.

ZS- Que conselhos das a nova escola?

K- É preciso que a nova juventude não caia no erro de pensamentos tribais e raciais, porque precisamos respeitar-nos uns aos outros, informar e formar-se cada vez mas, e acima de todo procurem acompanhar os factos que transformam a nossa sociedade, apostar na formação académica e social isto é importante.

ZS- Projecto do momento?

K- Penso lançar este ano o meu single e o single dos jovens do sambizanga a dupla Kwuabukia & Kiambote.


Por: A. Quissua

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário