domingo, 26 de setembro de 2010

Tião MC (Luanda/Angola) - Fotos e Biografia‏



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBxwf2NyKuQEoctotCU7xB-u7L-Kxjo6qXUaEJZ8F5hDhenpEPwRTEN9pjq16j6FYse_N9Ippu3QlNR4UHgIKNHkHMDGzEWNFYrqajWFahfTFEfNbtZ0H7p-0nSgspKUCOhZnQp7WDaV4/s1600/Venda+do+Single.JPG

Tião MC é o nome artístico de Sebastião António Vemba, jovem de 24 anos de idade, professor e jornalista de profissão, natural da Ingombota, Luanda, mas com uma enorme paixão pelo Sambizanga, município onde cresceu e vive até agora, no bairro do Nguanhã. A paixão pelo rap não é recente, sendo o gosto pela música muito mais antigo. Ainda criança, Tião MC, em conjunto com os seus irmãos, aprende canções infantis ensinadas por um tio, mas só foi mesmo em 1999 que conhece o rap através de um amigo lhe empresta o álbum “Quebra Cabeça”, de Gabriel O Pensador, na altura em cassete sem qualidade sonora.

Embalado pelas batidas e algumas sátiras que o álbum oferece, Tião começa a fazer playback das mesmas, mas sem seriedade. O ano de 2001 foi bastante decisivo para este artista. Tião termina a 8.ª classe neste ano, mas não consegue ingressar em nenhum instituto por falta de meios, com o agravante de seu pai se encontrar fora do país em tratamento médico. O jovem não tem outra opção senão ficar em casa e esperar pelo ano seguinte, 2002, altura em que conhece Sócrat de Jesus, seu colega, que lhe grava músicas do rapper brasileiro MV BILL, uma das influências mais marcantes desse artista e que o leva a escrever as primeiras letras de crítica social.

No entanto, as músicas contidas neste trabalho são de um passado muito recente. Tião, em conjunto com o seu primo e também rapper, Mr. Leos (membro da Sinfonia Libertadora) criou recentemente a “Casa de Rimas”, Editora, Promotora e Distribuidora Independentes que realiza quinzenalmente espectáculos e debates na comuna do Ngola Kiluanje, aonde também tem levado artistas de rap de várias zonas de Luanda. Ainda com o seu primo, o artista está a preparar um livro sobre o rap em Angola e uma revista com periodicidade bimensal (devido às suas ocupações paralelas), mas que só sairão em público depois do álbum, previsto para 8 de Março próximo.

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário