A maioria das pessoas que possuem uma vida interessante, dessas cheias de histórias, viagens por lugares incríveis, alegrias e dificuldades, normalmente decidem escrever um livro de memórias. Caio, vulgo YOka, decidiu registrar um pouco das coisas que viu, mas de outra maneira. Ao invés da escrita e de remexer nos baús com fotos dos lugares em que viveu, ele fez um disco. Buscou nos vinis que colecionou, nestes longos 11 anos de autoexílio do Brasil, pequenos trechos de canções que contassem sua história e que mostrassem um pouco do sentimento que é ser um Pássaro Imigrante, nome do seu primeiro trabalho como produtor. YOka, agora radicado em Barcelona, convidou mc's de alguns dos países em que viveu, como Brasil, Espanha e Inglaterra para rimar sob seus instrumentais e assim ajudá-lo a contar a sua história.
Logo na primeira faixa, os incrédulos são convidados a conferir como o Yoka concretiza sua missão com a ajuda do grupo inglês Partnership of Sound. Fica claro o porquê dessa poderosa faixa abrir o cd. É simples, curta e direta como um jab.
E sabe aquele instrumental que quando você escuta pela primeira vez já imagina a voz daquele tal MC ou que é feito sob medida para tal grupo? "Excessão a regra" é um ótimo exemplo disso: o beat se adequa perfeitamente as vozes de Caio e Pit e também aos scratches do DJ PG, que juntos formam o grupo paulistano Elo da Corrente
Já na faixa que dá nome ao cd, você entende as dificuldades que todos imigrantes passam quando decidem se desprender do seu bando e alçar vôo por outros continentes. O Mc carioca Indigesto consegue, com suas metáforas, sintetizar bem diversas situações pelas quais ele e YOka passaram na terra da rainha.
Mais um instrumental surpreendente do artista é a “Selva do Dinheiro”, pois quando você ouve o sampler separado do baixo e da batida, é difícil imaginar o ótimo resultado final. Nessa faixa, os paulistanos do Mamelo Sound System, versam magistralmente sobre a relação das pessoas com o dinheiro. Alguns se vendem para o "deus dinheiro" e outros poucos continuam sendo "ateus" e não trocam seus ideais por cifrões a mais em suas contas bancárias.
A faixa "Reflexion vs Inspiración" do MC espanhol Pulcro, funciona como um tutorial de como fazer uma boa música. O beat envolvente te faz prestar ainda mais atenção nesta valorosa aula. O sampler de sopro no final da faixa dá uma elegância especial a este beat.
Na última faixa do disco, YOka mostra todas as suas habilidades de beatmaker, num instrumental cheios de camadas, que servem de trilha sonora pra qualquer viagem, seja em um busão lotado na zona leste de São Paulo ou num confortável trem no sul da Espanha.
Fico feliz em saber que este é o primeiro de muitos discos que virão do YOka e que em breve o Passáro Imigrante vai retornar ao seu lar para nos contar estas e outras história ao vivo, do que ele viu, leu e ouviu.
* Oga Mendonça, a.k.a Macário
0 comentários:
Postar um comentário