quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Entrevista a Birao Ramin: De MC a Produtor de Arte Audio Visual







O Entrevistado desta vez é o mano Birão Ramin .. ele nos conta de como sai de rapper para produtor Audio Visual .. alem de fala sobre seus projetos,Influencia e rap.

Então Mano Pra Começar Se Apresente. Quem é Birão Ramin?

R: Meu nome é Washington, o apelido Bira vem de roda de capoeira quando tinha uns 13/14 anos.
R.A.M.I.N seria uma sigla. Que é o Nome do grupo de Rap que criamos em 97/98 que significa

Revolução Armada Munida de Inteligência Natural. 
 

Como e Quando Você Conheceu o Rap?

R: Conheci a essência e o entendimento do rap em 95, Meus pais não eram muito fã.
Então a via muita critica ao tipo de musica que eu ouvia mais isso não foi uma barreira, mesmo assim não deixei de ouvi.  


Já teve ou tem um Grupo de Rap Certo? Fale-nos sobre ele.

R: Sim, já tivemos um grupo de rap que foi formado Por Felipe Oliveira (Arkano), Luis Ricardo (Shocolate Wonka), Rafael Formigari

(Nego Zumba) e Ricardo (Samurai Rico) Que seria o R.A.M.I.N.

Como você saiu de rapper para trabalhar com arte Áudio Visual?

R: Legal falar sobre isso, o Áudio visual apareceu na minha vida em 2008. Até então gostava dessa arte mais não tinha noção nenhuma
de como produzir e entender esse olhar. Então certo dia rolou uma oficina de áudio visual pela Kinoforum
(http://www.kinoforum.org/) quem vem ensinando os primeiros passos sobre o cinema. Então produzimos nosso primeiro curta-metragem que se chama Arte na Rua Keller (http://www.youtube.com/watch?v=AT3ZuwyymQo). Depois disso nunca mais parei de filmar, comecei filmando com celular. E sempre levava as imagens pro Shoco (Shocolate Wonka). E ele editava os vídeos. E rolava uma sintonia muito bacana porque mesmo ele não estando comigo nas filmagens ele captava muito bem o estilo do vídeo e montava. E logo depois disso em 2010 entrei na ELCV, Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, aonde aprofundei o meu olhar sobre o Cinema.


Você Faz Parte de uma Produtora Chamada "CEMDOUTRINAS" correto? Porque deste Nome? Fale-nos sobre ela também.

R: A idéia do Cemdoutrinas surgiu no
Boulevard do Centro na Rua Don José de Barros, a principio o nome era pra um documentário. Aonde pessoas vinham de vários lugares de São Paulo e se reuniam La pra falar e ouvi rap. A idéia foi tomando força e eu com o Shocolate e o Felipe resolvemos montar uma produtora aonde o nome venho se torna Cemdoutrinas, aonde pensamos em produzir a arte independente dês de musica a áudio-visual.

Quem Você admira no mundo do Cinema ou em Vídeo Clipe?

R: O que me chamou muito a atenção no cinema foi um gênero chamado Blackspoitation que surgiu 1970,

Coligando cinema e musica da comunidade negra.


Spike Lee é uma Referencia Pra você?

R: Sem duvida nenhuma é uma grande referencia. Não posso deixar de citar John Singleton que é uma grande inspiração também,

Ele dirigiu os Donos da Rua, Quatro irmãos e regravou o Shaft. Também tem Joel Zito Araújo cineasta negro Brasileiro que produziu e dirigiu as Filhas do Vento, representando muito bem o cinema negro nacional.


Como o rap Influencia no seu dia a dia? E Se Influencia?

R: Não sei se seria uma influencia, o rap mudou muito. São poucos que ainda fazem o rap original e verdadeiro.

Antes era uma musica revolucionaria e inteligente. Hoje parece ou faz parecer modismo. Ele centralizou e o publico que realmente é carente de conhecimento desconhece esse gênero. Está acontecendo com o rap à mesma coisa que aconteceu com o Rock and roll e o samba. E infelizmente o rap esta indo pelo mesmo caminho.


Você como trabalhar com áudio visual, deve ver bastante vídeos, qual ou quais clipes de rap você curte ..?

R: Gosto muito dos vídeos do Dead Prez (hip-hop), saian supa crew (La preuve par trois), kanye west (Jesus Walks), bone thugs n harmony (Crossroads) e ultimo que gostei muito foi da Esperanza Spalding (Black Gold), Achei direção e produção muito foda.


Continos sobre o seu trabalho com
Alexandre Crus (Xandão) e Nocivo Shomon ..?

R: Direção de Shocolate Wonka.  Fiz assistente de direção, produção e montagem com ele. O clip com o Xandão já era um projeto que tínhamos já há algum tempo. Felizmente deu tudo certo e o trabalho aconteceu. Esse novo projeto com o Nocivo já vai acontecer com uma equipe maior e já estamos em pré-produção e empolgados pra começar a rodar o clip. A musica vai ser Guerreiro Sagas

Você esta produzindo Também
o "1º FESTIVAL ARTE INDEPENDENTE C.C. CHICO SCIENCE", o que seria este Festival?

R: Sim, estou produzindo com o Tatá Brasilina, Flávio Paez (Tubão) e André Alexandre.
Já tínhamos a idéia de produzir algum evento na região do Ipiranga, aonde todos nos residimos. E na década de 90 avia muitos eventos na Casa de Cultura Chico Schience e de uma hora pra outra nada mais aconteceu. Então o Tatá e o Tubão tomaram a Iniciativa de produzir um festival de arte independente aonde reuniríamos musica, cinema e teatro. A proposta do festival é revitalizar a Casa de cultura e abrir espaço para novas bandas poderem divulgar e propagar sua arte. O evento vai acontecer dias 22/23 de setembro a parti das 10h00min da manhã até as 22h00min da noite na Av. Tancredo Neves 1265 Vila Nancy SP.



Você também esta trabalhando com a "Nadia Bittencourt" fale sobre ela. pra geral conhecer.. ? Vira um vídeo dela em breve?

O trabalho com a Nádia é muito especial, ela quem me apresentou a Escola livre de Cinema e vídeo (ELCV). É uma artista fantástica que tem um grande potencial, ela também é atriz. Acabamos de produzir uma faixa chamada Passeio dos Poetas. Com participação de Tatá Brasilina (Batera), Felipe Pizzutiello (Baixo), Giuliano Ferrari (Teclado), Vinicius Chagas (Sax) Bisdré Santos (Violão) com Co-Produção de Haroldo Oliveira (zog estúdio). E pra mim é um orgulho poder falar que a composição é do meu pai Mario Filho.  Estamos com um novo projeto pro mês de outubro aonde vamos produzir o vídeo da musica Passeio dos poetas.



Algum Trabalho Novo que queira divulgar mano?

R: Sim, vou pedir pro pessoal conferir nosso ultimo trabalho com Alexandre Cruz (Xandão)
"Ninguém dorme. "




Pra Termina a Entrevista um pequeno bate Bola.



1 musica
R: Jazz, Blues, Soul, Funk, Rap, Samba, Afro-bit e toda a vertente da musica negra sem influência da mídia.

1 Vídeo
R: Black Gold (Esperanza Spalding)

1 Frase
R: A madrugada é irmã da noite por onde passeia os poetas, sem ela não haveria sonho nem glória, não haveria o som da viola e nem a morena Chamada Aurora.  (Mario Filho)

1 Álbum

R:Rádio (Esperanza Spalding) 


1 Momento
R:De produção .

Deixe uma mensagem para os leitores.


Propagar a arte, a cultura, a educação nunca é de mais, o poder é nosso!

Birao Ramin

 

 

 

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário