terça-feira, 19 de maio de 2009

Entrevista - Baba, entre o Soul e o RnB




Baba tem 23 anos. É de Lisboa, mas vive actualmente em Oslo. É um músico multifacetado. Não se prende num só estilo, passeando entre RnB/Raggae/Soul até ao House/Electrónica. Fica a conhecer melhor este músico.



Conta um pouco sobre ti, para os nossos leitores te conhecerem melhor.


Desde pequeno cantava músicas brasileiras com a minha irmã e R&B, mas o que gostava de cantar por gozo era ópera e sempre que cantava com os meus amigos diziam-me que tinha uma boa voz para cantar. Até que em 2003 gravei uma cena com uns amigos, gostei e a partir daí nunca mais parei.



Quando é que percebeste que querias ser músico?


Formei 1 grupo de hip hop em 2004 mas só cantava nos refrões R&B. E nessa altura vi que era isto que queria fazer da minha VIDA: música, e decidi ir para uma escola de música clássica durante 1 ano cantar espirituais negros, ópera etc..



Ser músico hoje em dia não é fácil, é preciso muito trabalho para chegar ao topo. Que tipo de dificuldades encontraste no teu percurso?


As dificuldades que encontrei foi a falta de oportunidades, as pessoas não acreditaram no meu talento.. Tive de viajar para reconhecerem que eu tenho talento.



Além da tua carreira a solo, tens um grupo chamado Kojaba, que é muito diferente da música que fazes sozinho. Porquê esta diferença de géneros, que vai desde o RnB e Funk, passando pelo House e Electrónica?


Para ser sincero, não gostava muito de musica electrónica, mas quando vim morar para a Noruega, conheci um norueguês que tocava live beats e gostei muito da cena que ele fazia, então falamos, ele disse que gostava que eu cantasse com ele uns sons e eu disse que podia ser engraçado.. Treinamos, demos 1 concert e adorei ver as pessoas a dançarem sem parar ao nosso ritmo, então formamos uma banda, os KOJABA. É um grupo só para festas, pôr toda a gente a dançar e eu gosto muito dessa parte de dar alegria e animar a malta.



Tens acompanhado a música Tuga? Quais são as tuas maiores referências em Portugal?


Não tenho acompanhado muito a música Tuga, mas gosto da cena do Dino Soul, acho que tá muito bacano..E a maior referência é Sara Tavares, Mariza e Sam The Kid.



Para terminar, queria que me contasses quais são os teus projectos para breve.


Agora os meus projectos para o futuro são: Vou gravar 1 demo funky, que tá para sair em JULHO, a solo .E algumas surpresas com alguns artistas conhecidos da música portuguesa. E (ir com) os KOJABA a Portugal.
FIQUEM ATENTOS AOS TRABALHOS DO BABA.


www.myspace.com/babamusica



Baba - Flor dum Jardim

Filled Under:

3 comentários:

  1. ORGULHO......... o baba é o maior..e bom ver um amigo a crescer e a construir o seu percurso..o baba tem força de vontade e conquista tudo o que ha pa consquistar...vai onde tem de ir..isso pode se ver e kem o ocnheçe sabe...e uma escelente pessoa e canta ke se farta...e um talente sem duvida...agarrem no e ajudem no a conquistar o seu sonho..A MUSICA...força amigo..beijinho da filipa mamede..loirinha

    ResponderExcluir
  2. Porque este rapaz tem futuro.. nunca deixei de acreditar nele.. um dia serás grande irmão.. e está para breve eu sei disso... com a tua força de vontade e com a tua energia contagiante vais chegar ao topo.. tens aqui um puto sempre para te apoiar sempre..
    Abraço mano

    ResponderExcluir
  3. Pois é verdade! Quem diria, meu irmão, um cantou quase nato lol.. agora acredito que tens um certo jeito para a música :D com estas belas baladas e umas outras de pezinho de dança, espero que a malta goste tanto como eu!.. um beijo e boa sorte com o teu sonho (música)...nunca esquecendo o cozinheiro que há em ti ahahah

    ResponderExcluir