quarta-feira, 10 de junho de 2009

Entrevista com NBC




Maturidade é o nome do mais recente trabalho de NBC, álbum com a participação de Bomberjack, DJ Link, Dino, Marta Ren, Sam The Kid ou New Max. Na entrevista à MTV fala do novo álbum, no início da sua carreira e na actuação no MTV Insomnia.


MTV - “Maturidade” é o teu álbum mais recente. Já foi editado há mais de um ano... Que balanço fazes daquilo que alcançaste com este disco?

NBC - Honestamente em Portugal ainda temos um longo caminho a percorrer. A musica nem sempre se trata de uma compensação monetária. Não é bem por ai o meu caminho. Quero chegar as pessoas! Quero chegar não só ao público da MTV como a um público mais generalista.
Ainda vou a muitos sítios onde as pessoas são e estão muito cépticas em relação a minha musica e olham de forma estranha. Chegar a elas enquanto se está em cima de um palco por vezes é muito difícil. Mas claro que o balanço é positivo quando se toca e quando se têm gigs. O mercado de concertos está um pouco viciado e não se consegue tocar em concertos ou palcos grandes, como as queimas das fitas.Eu sei que, com a banda que toco neste momento era capaz de o fazer e seria uma noite agradável... vamos continuando a espera...trabalhar em mais um disco... Não vou desistir como é lógico, mas não estou nem a meio caminho do que quero alcançar. NBC continua muito NBCIOSO.


MTV - Recorda-nos porque resolveste chamar-lhe “Maturidade” e como foi trabalhar com malta como Bomberjack, DJ Link, Dino, Marta Ren, Sam The Kid ou New Max...


NBC - Maturidade é um titulo lógico na perspectiva de crescimento que têm vindo a acontecer na minha vida pessoal, bem como na parte musical. Tenho aprendido muito com as pessoas que me rodeiam tanto músicos como não músicos.
Tudo isso contribuiu para essa maturidade pessoal que depois transmiti para o papel, e do papel para o disco...As pessoas com quem trabalhei para o disco são amigos em primeiro lugar e aconteceu tudo de forma natural. O max é um grande musico e tinha o som que eu queria para o meu disco. A marta por sua vez é namorada do max e como gravamos o disco em casa dele no seu próprio estúdio, foi só chama-la de uma divisão para outra e pronto....O SAM é meu sócio (amigo) há muitos anos e é lógico que ele representa aquilo que crescemos a ouvir. Eu entrei em todos os discos dele e claro que ele entra no meu de uma forma natural como amigo, como musico.....O DJ LINK é uma longa história, um dia conto. Mas a realidade é que se revelou ali um produtor que Portugal não conhecia e de certa forma o meu disco catapultou mais um bom produtor para o conhecimento de outros músicos. Ele neste momento está a preparar um disco muito interessante que depois vão ouvir falar muito, e também está a produzir para outros músicos, por exemplo tekilla.


MTV - Levaste o álbum a vários palcos importantes, como o Rock In Rio e as tuas músicas têm tido bastante airplay. Como descreverias a reacção do público nos teus concertos?


NBC - A reacção do público aos meus concertos depende do sítio onde vou tocar. Se tocar em Lisboa é possível que as pessoas que já me conhecem reajam de forma mais natural.
Mas quando se toca no interior, onde estive ontem, as pessoas estão mais caladas e não se mexem tanto. Por isso tento chegar a elas com um discurso que seja mais cativante, claro nas palavras, porque é esse o meu objectivo, musica primeiro e mensagem logo depois. A música junta as pessoas naturalmente pelo som mas as palavras podem fazer a diferença. No fundo é do que se trata o hip-hop.


MTV - Começaste a tua carreira no grupo Filhos D’1 Deus Menor e entretanto trabalhaste com imensa gente, do old school à nova geração... Quando olhas para trás e te apercebes do que já fizeste, que pensamentos te ocorrem?


NBC - Continuar a trabalhar mais, para se fazer mais e melhor música porque há todo um mundo lá fora que não conhece o que fazemos em Portugal.
Nós os músicos não profissionais auto-didactas, não temos as coisas de mão beijada, por isso, lutar é o nosso nome do meio. Fazer entender as pessoas a importância de se cantar em português, o valor da nossa língua. E que somos tão bons ou melhores que os outros músicos que passam nos canais de televisão e rádios que têm todo o mediatismo para eles.


MTV - Este sábado actuas no MTV Insomnia... O que podes revelar sobre a tua actuação?


NBC - Vai ser uma coisa mais livre. Apenas para estar presente e fazer parte da festa da.
Se quiserem ver uma coisa mais NBC à seria convidem-me para um concerto com a banda, aí sim, teríamos todo o prazer de vos mostrar o nosso valor e o nosso empenho e a nossa vontade quando subimos a um palco. Hoje apenas serão vinte minutos não chegamos a aquecer. Claro que vamos dar tudo de nós, mas vamos apenas fazer parte da grande festa da MTV


MTV - O que é que vais andar a fazer nos próximos tempos?


NBC - (risos)..... Trabalhar.... eu sei que se torna repetitivo, mas é o que sinto. Trabalhar!!
“Cantar até que a voz me doa”, como disse a nossa fadista. Gravar mais um álbum dar mais concertos e tentar fazer da musica nacional cantada na nossa língua uma realidade, e deixar de fazer parte do oásis em que ainda nos encontramos.

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário