quarta-feira, 10 de junho de 2009

Entrevista com Eduardo - Facção Central



O rapper Eduardo concedeu uma entrevista para o site rap da hora, nosso colaborador Thiago Bactéria FC transcreveu a entrevista. As questões foram elaboradas por membros de comunidades do orkut de fãs do grupo. Leia abaixo na integra.

Rap da Hora: Você citou recentemente que pretende fazer alguns trabalhos solos , seria o fim do facção Central ? E referente a esse trabalho , é possível que saia um CD solo do Eduardo ?

Eduardo: Tenho vários projetos em mente , mas uma coisa é dependente da outra , da mesma forma que eu to querendo fazer trabalho musicais ,to com trabalho literário praticamente pronto

O Erick 12 fez um som juntamente com o Hórus e nesse som ele fala muita coisa que lida sua saida do Facção Central , o que você acha dessas indiretas mano ? Tendo em vista que você citou em uma entrevista , que ele saiu por excesso de trabalho .

Eduardo: Mano o que eu posso dizer que só lido com direta , indireta não falo nada á respeito só falo a respeito de diretas , quem tem alguma coisa pra falar é só chegar e falar .

Eduardo , qual show marcou a vida do Facção Central ao longo dessa caminhada ?

Eduardo: Complicado , é vários shows nordeste é muito receptivo , Curitiba , Minas Gerais , é complicado cada show , isso depende de numero de publico , expectadores , as vezes você faz um show que tem 200 pessoas , mas o calor humano foi muito maior que show que tem 6 mil , 7 mil , 10 mil , é complicado dizer . Cada show é uma surpresa , o de hoje mesmo foi muito louco , entendeu ? O publico cantando do começo do show até a ultima musica na mó sintonia , entendeu ? O publico vibrante , complicado .

Alguns rappers respeitados , como o Aliado -G , ingressaram no ramo da politica e continuam passando as mensagens em seus rap´s , Eduardo existe a possibilidade de você um dia ocupar um cargo politico ? Se não , qual a sua visão sobre esses que estão no meio ?

Eduardo: Não a politica faz parte da nossa vida . nem sonho virar politico se a gente não tiver o nosso próprio representante , jamais vamos mudar o quadro , jamais vai mudar o jogo , entendeu ? Quem é ... quem que vai atender o interesse da favela ? Um representante autêntico da favela , é um cara que nasceu , que pisou na periferia , que vive , que convive com os problemas que atinge a favela , periferia a todo dia , a todo momento , então nada mais mais indicado como um rapper, Entendeu ? Eu não ficasse numa possibilidade , eu tinha .... Quando eu comecei no rap eu tinha um outro tipo de pensamento , hoje eu já entendo que o rap é a musica da revolução , precisa de algumas ferramentas e dominar a politica é essencial e no futuro quem sabe sim , der repente ta chegando num cargo politico sim , por quê faz parte , se a gente não buscar o que o nosso direito , não adianta esperar o playboy ter um curso de alto nivel e vai resolver revolucionar a vida do morador da periferia , por quê isso não vai acontecer .

Você tem algum receio de seu ouvintes não compreender as suas mensagens ? Já que nem todos tem acesso tão fácil a determinada interpretação ?

Eduardo: Claro , claro ! Pode ser por exemplo , a censura do Isto Aqui é uma Guerra , foi um alerta entendeu ? O que eu aprendi com aquilo ? Tenho quer ser mais explicito na hora de escrever , mais detalhista entendeu ? Tenho que deixar de maneira mais compreensivo , por quê tem varias pessoas , vários cérebros , vários manos consumindo ,então der repente , um entende , outro não entendi e a ultima coisa que você quer quando você escreve uma letra é que tenha dupla interpretação é que abra margem para que o playboy distorça para que o inimigo entendeu ? Invente uma história que acabe causando aquilo que ele esta algemando entendeu ? Então tenho essa preocupação todo mundo interprete , claro eu não sou perfeito entendeu ? Tento escrever da melhor maneira possível , tento ser mais claro possível , mas não sou perfeito , como todo mundo acontece um erro ou outro entendeu ? Tipo assim o que eu quero dizer com isso é que der repente um mano ou outro que não entendeu , não é só culpa desse mano , é culpa minha também que não consegui ser tão abrangente naquilo que quis passar pra ele entendeu ?

Eduardo , em questão de trabalho novo , você pode adiantar alguma coisa pra galera ?

Eduardo: O que eu adiantar é o livro que eu to escrevendo entendeu ? O livro é uma continua.. não diria uma continuação do rap , é meu pensamento de uma forma mais explicita , minha filosofia , minha ideologia , mas dentro do livro existe ela acontece mais abrangente , mais explicita , por quê o rap infelizmente o rap não esta dentro do entrendimento você tem que limitar informação dentro do compasso , dentro da musicalidade isso faz com o que você não consiga passar tudo que você quer de uma maniera que você quer entendeu ? Da maneira que você deseja e abre procedente como você falou , uma mal interpretação . O livro não , o livro é frio uma pagina branca , escrito em preto , testo conhecimento , fala de musica entendeu ? Normalmente ninguém fuma , ninguém cheira para ler um livro , entendeu ? Então tudo mundo cola ali , entendeu ? pra ler o bagulho na humildade e a intenção do livro é essa aê .

Clique aqui para baixar o audio original da entrevista




Fonte: Assessoria Portal Rap Nacional

Filled Under:

2 comentários:

  1. Não vejo a hora de ler esse livro... E o eduardo sim, se algum dia surgisse uma chance dele entrar na politica, acho mais que certo, ele lutar pelos direitos da favela, do sofredor..
    Palmas para ti, mano eduardo, sua ideologia mais do que nunca é a realidade de tudo que vivemos... Abraçao Alexandre..

    ResponderExcluir
  2. Bouah mano boto mó fé em vcs ae do rap q sabe o q fala tem muito nguin ae q teh começando agora e quer botar banca...
    Seus sons sao da hora vey...já li o livro lá do Mv Bill achei mto loko tbm e nao vejo a hora de poder ler o teu tbm pra entender um pouco de tudo o que rola pq eu tbm sou da periferia mas nem sempre vejo as coisas do jeito q vcs veem...E tah tudoo junto ae mais um loko pra somar falando de Recife-Pe Representando o graffiti...
    Insano 100 Parar Crew... Ah e eu só escuto Fc na hora dos trampos kkkkkk


    PAZ

    ResponderExcluir