quinta-feira, 30 de julho de 2009

EXPENSIVE SOUL, O SOUL O REGGAE E O HIP HOP




New Max (cantor/produtor) e Demo (Mc) são os nomes pioneiros do projecto EXPENSIVE SOUL. Dois amigos de escola que decidiram arriscar e criaram puro hip hop português. Rima a rima os Expensive Soul nascem em Leça da Palmeira em 2000, os temas foram surgindo até nesse mesmo ano, aparecer a primeira maquete apresentada a concurso num programa de José Marino (Antena 3). Com ego fortalecido os Expensive Soul fizeram-se à estrada na digressão Twixtour acompanhando Kika Santos.

Em 2003, após alguma rodagem nos palcos, sentem necessidade de criar uma banda para as actuações ao vivo e é aí que aparece a Jaguar Band (bateria, baixo, guitarra, teclas e dois back vocals). O sucesso do caminho já percorrido levou à gravação do 1º álbum de originais: B.I. é produzido, gravado, misturado e masterizado no New Max Studio (home Studio de New Max) pelo próprio e foi assim que saiu, nos termos e nas condições que se escolheram, sem reservas nem concessões.

A cédula de nascimento dos Expensive Soul em disco chama-se “B.I.” e saiu para a rua a 8 de Março 2004 pela editora independente New Max Records e foi no final desse mesmo ano que a convite da prestigiada cadeia de televisão MTV abriram o palco do 1º MTV Live realizado em Portugal. As actuações ao vivo chamam a atenção das editoras o que viria a resultar na assinatura de contrato com a EMI Music Portugal que prevê a reedição de "B.I." precisamente um ano depois da edição de autor.

É em 2005 que B.I. é reeditado e conta com uma edição de “luxo”, para além do novo grafismo, contém também um tema inédito "Hoo Girl remix" com a participação de Vírgul (Da Weasel). Com o lançamento da 2ª edição de B.I., os EXPENSIVE SOUL figuram de forma unânime nas listas de melhores do ano, e começam a fazer-se notar no hip hop nacional. O single "Eu Não Sei", rodou com bastante insistência durante todo o Verão desse ano sucedendo-se o tema “Falas Disso” com o mesmo sucesso.

Ainda em 2005, integraram o Festival "Super Bock Super Rock" , Festival “Sudoeste” e o MTV Lisbon Live N’Loud antecipando os MTV European Music Awards Lisbon. 2006 é o ano da consolidação do grupo.Depois de terem dado a conhecer a sua identidade através do seu primeiro álbum B.I., os EXPENSIVE SOUL decidiram abrir definitivamente as portas e deixar entrar o brilho. De forma despretensiosa, sem reservas, como que absorvendo simultaneamente a claridade criativa que sopra do exterior e a luminosidade que emana deste grupo de rapazes de Leça da Palmeira assumidamente virado para uma nova etapa.

Alma Cara carrega em si mesmo uma elegância indisfarçável, cuja intensidade pode ser instantaneamente calculada através do contacto com Brilho, o primeiro single extraído do novo álbum. Um fragmento apenas, é certo, mas que concentra o espírito libertário e entusiástico que faseadamente se vai desprendendo do mais recente registo dos Expensive Soul. O novo disco segue os passos de B.I., e enquanto que no primeiro registo New Max e Demo se deram a conhecer, em “Alma Cara”, partilham toda a sua essência.

Alma Cara é um álbum com uma forte componente social e política onde, de uma forma vincadamente forte e consciente, se marcam valores históricos do nosso país. Dotados de um lirismo profundo, a diversidade é deveras notória, proporcionando ao ouvinte uma variedade temática que reflecte não só a sua vivência consciente, mas também a apetência para a diversão presente em alguns sons de tom festivo.

Um disco onde os EXPENSIVE SOUL mantêm bem presente as raízes do hip hop, não deixando de o misturar com outros elementos e estilos como o reggae, o soul, o funky e o jazz, o que resulta num som bem característico – na sequência do que nos havia apresentado no álbum de estreia “B.I.” – e que faz deles dos projectos que mais tem contribuído para o alargamento dos horizontes da cultura hip hop.

Produzido e cantado, como sempre, por New Max no seu New Max Studio e acompanhado pelas rimas de Demo, este é o momento em que os EXPENSIVE SOUL redefinem perspectivas, em que expandem horizontes. Contadores de histórias por excelência, as canções dos EXPENSIVE SOUL são retalhos de lembranças da sua infância, relações falhadas e aquilo que são as suas vidas: MÚSICA. Os seus trabalhos são autobiografias assumidas e a maioria dos temas e melodias descrevem paisagens vividas pelos dois elementos cheios de emoções e vibrações.

2009 promete ser um ano de muita soul misturado na dança do HipHop e na melodia do Funk. Expensive lançarão brevemente mais um disco de originais. Demo e Max não negam novas experiências nem novos estilos, por isso mesmo pode-se esperar de tudo um pouco...

DOWNLOAD CLICA IMAGENS

Image hosted by Photobucket.com





Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário