sábado, 18 de julho de 2009

A História do Reggaeton




Reggaeton ou Reggaetón é um estilo musical proveniente da região do caribe que mistura vários ritmos e culturas. Virou uma febre, principalmente nos Estados Unidos e tem vindo a conquistar os europeus. Caracteriza-se pela mistura dos ritmos reggae, hip hop entre outros ritmos como salsa, rumba e mambo que esporadicamente vem sendo acrescentadas nas canções. Possui também influência do Dancehall.

O nome reggaeton vem da junção das palavras "reggae" e "maratón" (maratón, traduzindo para o português: "maratona", é o nome que se dá a um concurso de rap).

A sua origem é em Porto Rico e na Jamaica, conhecido como new reggae, música underground, rap, dem bow. O nome reggaeton só foi criado e tornou-se proeminente entre 94 e 95, em Porto Rico. Mas a partir do século XXI tem ganhado espaço nos Estados Unidos e Europa.

Artistas como El General, Nando Boom, Chico Man, Rene Renegado, Black Apache, são considerados os DJs precursores do estilo e pais do reggaeton, já que misturavam reggae jamaicano com ritmos latinos.

No entanto, quem criou as primeiras músicas essencialmente de reggaeton foi o rapper Vico C, que começou a fazer hip hop no seu país (Porto Rico), a partir dos anos 80, mesclando o rap com reggae. As suas canções ficaram conhecidas em toda América Latina, Estados Unidos e Europa tornando o reggaeton uma febre entre os jovens de língua espanhola.

O reggaeton geralmente é cantado em "spanglish" , uma mistura de inglês e castelhano (espanhol). Muitos artistas optaram por fazer as suas músicas, principalmente sobre sexo, para alcançarem a fama mais rapidamente. Mas outros artistas usaram como temática o racismo, as drogas, o crime (temas que fazem parte da cultura hip hop gangsta) e, até, o cristianismo.

O ritmo reggaeton tem gerado bastante polémica entre a sociedade dos vários países onde este faz sucesso. Isto dá-se principalmente pelo teor pornográfico de algumas letras como por exemplo a canção do artista Pitbull chamada "Toma" (-"Abre as pernas/Quero ver-te agir como um animal") e pela dança chamada "perreo" que consiste na imitação da posição sexual dos animais, em que o homem posiciona-se atrás da mulher, onde esta inclina-se com as mãos nos joelhos.
Em Porto Rico o governo ameaçou proibir manifestações de reggaeton por causa do incentivo à violência e prostituição. Artistas como Vico C e Many Montes fizeram uma campanha para estimular uma consciência crítica da população em relação aos artistas que fazem músicas usando o sex appeal e o estímulo à violência para vender, não só em relação aos artistas de reggaeton como de rap e pop.

Em Cuba o ritmo reggaetón foi considerado "perigoso" pela União de Jovens Comunistas, que escreveram no seu jornal o "Juventude Rebelde" que esse estilo musical "divulga a luxúria e o vício" e chegaram até mesmo a propor a sua proibição pois segundo eles o ritmo "comprovadamente incita a violência e o consumo de tóxicos". Entretanto o ritmo/ estilo tem as suas qualidades. Quando não levado para o lado sexual pode ser animado, dançante e caliente.

Polémicas à parte o fenómeno "reggaeton" é no mínimo curioso, e faz-nos pensar sobre a globalização das culturas, alguns dizem que se trata do Hip Hop dos latinos, outros que é apenas mais uma moda passageira. O fato é que o ritmo conquistou toda a América Latina, alguns países da Europa e os Estados Unidos (entre sua comunidade latina).

Entre os artistas de reggaeton mais conhecidos do mundo estão: Wisin Y Yandel, Don Omar, Vico C, Tego Calderon, Luny Tunes, Baby Rasta e Gringo, Polaco, Ivy Queen, Zion e Lenox, Tito Bambino, Latino (cantor) e Daddy Yankee.

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário