domingo, 26 de julho de 2009

Jean Grae, A força do Hip Hop Feminino




Tsidi Ibrahim aka Jean Grae nasceu no sul de Àfrica em 26 de Novembro de 1976. Desde cedo estava rodeada de música. Os pais, Sathima Bea Benjamin e Abdullah Ibrahim, são músicos de Jazz. Ela frequentou a Escola Superior de Artes Dramáticas como um dos vocais principais e mais tarde foi aceita na New York University, aprimorando o seu conhecimento no HipHop e mais tarde tornou-se escritora e produtora.

Jean inicialmente trabalhou sob o nome de What? What? e no meio dos anos 90 juntou-se ao grupo de Hip Hop Natural Resource. Durante este período ela estabeleceu laços fortes com o grupo Brooklyn Academy, com o qual ela iria colaborar durante toda a sua carreira Os Natural Resource separaram-se em 1998.


Livre para prosseguir com a sua carreira a solo, Ibrahim passou a chamar-se apenas Jean Grae, uma referência ao personagem de X-Men Jean Grey. Em 2002, ela lança o primeiro Lp Attack of the Attacking Things.

5 X Jean Grae Albums

Attack of the Attacking Things

Um álbum fresco que era pura dinamite para os nossos ouvidos. Sob beats de produtores consagrados como Mr. Len, Da Beatminerz e Evil Dee, Jean mostrava toda o seu flow . Os criticos escreveram que ela "era a voz mais inovadora no hip-hop desde Missy Elliott ou Mary J. Blige".

Um álbum que se tornou um clássico, com uma sonoridade HipHop e Funky RnB. Surgia um novo talento.Attack Of The.. trouxe-lhe um enorme reconhecimento no meio HipHop e fez com que grandes nomes do HipHop reparassem nela, entre eles The Roots, Talib Kweli, Mos Def e Immortal Technique




The Bootleg of the Bootleg EP e This Week

Nos dois anos seguintes, lançou mais dois álbuns igualmente reconhecidos, The Bootleg of the Bootleg EP (2003) e This Week (2004). Dois álbuns que mostrava um amadurecimento na carreira da artista, principalmente na forma de cantar e de escrever. Mensagens profundas e um convite a entrar na sua mente e conhecer as suas ideias mais profundas.

Jean conseguiu em apenas 3 anos criar uma carreira sólida e o respeito dos mestres do HipHop. Em 2005, depois de ter dito que estava desiludida com a indústria musical, decide assinar um contrato com a Blacksmith Records, label do repeitado Talib Kweli.


Jeanius

Jeanius (2008) é uma colaboração entre Jean Grae e o ex-Little Brother, 9th Wonder. Programado para ter saído em 2004, Jeanius foi adiado inúmeras vezes por razões desconhecidas, e acabaria por sair apenas em 2008. 9th Wonder encarrgou-se de toda a produção do álbum, transformando-o noutro classico na carreira de Jean.

Jean provou ser uma mulher capaz de aguentar toda a pressão da mídia e mesmo assim manter os seus valores intocáveis. A indúsitria musical desiludiu-a imensas vezes. A sede de poder e o facto de usarem a música para ganhar dinheiro, revoltava-a profundamente. A música é arte, a música é talento, a música é amor. E é assim que Jean sente a música.


Faz download dos cds clicando nas imagens

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário