domingo, 9 de agosto de 2009

DA WEASEL, SEMPRE EM FORMA




Em 1993 nascia uma das bandas de Hip Hop mais carismáticas do panorama Português, os Da Weasel. No início era uma projecto totalmente em inglês e experimentalista. Nessa altura, os DW eram Pac, Armando Teixeira, Jay Jay Neige e Yen Sung. Não demorou muiro para que o grupo lançasse o º EP intitulado More Than 30 Motherfucks.

More Than 30 Motherfucks

Bastou um EP para o grupo começar a fazer sucesso por onde passava. God Bless Johnny tornou-se um hino da banda e ainda hoje os fãs pedem essa música nos concertos. Este pequeno EP valeu-lhes a nomeação para Banda Revelação dos Prémios Blitz.



Dou-lhe com a Alma

Pouco mais de um ano após o 1º EP, os Da Weasel lançam o álbum Dou-lhe com a Alma. Todo o álbum é marcado pela transição das letras escritas em inglês para português. Boss Ac foi um dos nomes que marcou presença e o álbum tinha ainda uma nova versão do tema God bless Johnny. Dou-lhe com a alma foi o tema que mais marcou e é, ainda hoje, um dos momentos altos das actuações ao vivo.

Nessa altura, à formação inicial juntam-se Pedro Quaresma (guitarra) e Guilherme Silva (bateria) e após a saída de Yen Sung, entra Virgul, com a sua voz marcante que daria um outro sabor à música dos DW.


3º Capítulo

1997 é o ano em que sai o álbum 3º Capítulo. Um disco mais maduro, de discurso duro e letras arrebatadoras, onde Pac se afirma como um dos maiores e mais engenhosos letristas do panorama musical português. Como em todos os álbuns, DW tinham um novo hino. Desta vez Todagente era a música mais cantada pelos jovens portugueses e ganhou na categoria de Canção do Ano nos Prémios Blitz desse ano.


Capa

Iniciação A Uma Vida Banal - O Manual

1999 trazia o terceiro álbum de estúdio da banda portuguesa, Iniciação A Uma Vida Banal - O Manual. Mais um sucesso na carreira dos DW, chegando à marca de Prata. A música Outro Nível ganhou na categoria de Melhor Realização, nos Prémios Videoclip da TMN. Começam então uma digressão de sucesso pelo país fora. Um dos pontos altos da digressão foi a primeira parte do concerto dos Red Hot Chili Peppers (Novembro, 1999), realizado no Pavilhão Atlântico.




Podes fugir mas não te podes esconder

Com o álbum Podes fugir mas não te podes esconder, o grupo alcança, pela primeira vez, o disco de Ouro. Com uma sonoridade muito mais rock, os DW traziam temas de sucesso, mais uma vez. Tás na Boa foi o primeiro single e trouxe um video inovador, com um som pesado, com jovens a destruir tudo por onde passavam. A música Sigue Sigue era uma parceria com uma das bandas mais famosas de Cuba, os Orishas. A banda já tinha conquistado um público fiel e tornava-se cada vez mais importante para a música portuguesa.

Capa
Re-Definições

2004 foi um ano de mudanças para o grupo. DJ Glue entra para a familia e é o ano em que sai um dos álbuns mais marcantes da banda, Re-Definições. Em 2005, o disco recebe o galardão de quadrupla platina por mais de oitenta mil unidades vendidas. Ganharam vários prémios e reconhecimento. Virgul estava no auge, cantando os refrões de todas as músicas, e fazendo com que o público cantasse junto com ele, de Norte a Sul do país, destacando-se as lotações esgotadas dos concertos dos Coliseus (Lisboa e Porto) e Olympia de Paris. Re-tratamento foi o single que mais tocou em Portugal nesse ano.



Amor, Escárnio e Maldizer

Amor, Escárnio e Maldizer vinha provar que o sucesso alcançado pelo grupo até então, era prova de um árduo trabalho. Músicas como Dialectos da Ternura e Mundos Mudos, eram a prova necessária que todos precisavam para se convecerem do talento indiscutivel da banda e de Pac, cada vez melhor na forma como escrevia. Virgul destacava-se também com a sua voz única e essencial para marcar o som dos DW.

CLICA NAS IMAGENS E FAZ DOWNLOAD














Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário