domingo, 30 de agosto de 2009

Dj Gusta - Rap Consciente



À parte do rap que é divulgado em programações de emissoras voltadas ao grande público, que geralmente falam apenas de dinheiro, crime, carro e mulher, existem, como em todos outros estilos musicais, rappers preocupados em embutir na música uma mensagem positiva, que retrate o cotidiano real sem ostentações ou violência gratuita. Em Piracicaba, DJ Gusta é o representante desta facção e lança de forma independente o primeiro trabalho, intitulado “Nunca Só Mixtape”.

Gustavo Miguel Ferreira, o DJ Gusta, começou a se envolver com o rap em 2002, quando era vocalista e produtor de beats (batidas) do grupo local The Phin The Cmana. O rapper gosta de direcionar seu trabalho com o movimento do hip hop underground (Kamau, Subsolo e Contra Fluxo), com letras diferenciadas e batidas com influências de produtores como DJ Premier, 9TH Wonder e Jay Dee.

“Em 2004 comprei a aparelhagem para também discotecar. Naquela época comecei a gravar, de forma caseira, e até fechei músicas para um CD que, no entanto não foi lançado”, conta Gusta. Hoje, em trabalho solo, ele lança “Nunca Só Mixtape” com o mesmo compromisso de sempre com o rap. “A ideia inicial era produzir um álbum solo, mas resolvi apenas produzir e tocar, dando espaço para outros nomes da cena”. O registro possui 13 músicas e uma faixa bônus de autoria do próprio DJ Gusta, “Viagens pra qualquer lugar”, na qual também canta.

Nas demais músicas DJ Gusta ou compôs o instrumental e os gravou ou, quando já as enviaram prontas, ele apenas mixou. “Como se estivesse tocando ao vivo numa pick up em uma festa”, conta. O contato com os nomes que participaram do projeto aconteceu via internet e também pelo conhecimento do próprio rapper. Entre eles, estão Deone & GNZ de Belo Horizonte (MG), Solo Damant de Porto Alegre (RS) e Casa Di Caboclo, Natural Style, MPC, Segunda Via, Traços do Semblante, Família Sempre e Família Plano 4 e Leonardo Pit de São Paulo. “E mais duas do Chile, Franshow e Calsetin”. Rap consciente e com conteúdo.

CLICA NA IMAGEM E FAZ DOWNLOAD







Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário