terça-feira, 11 de agosto de 2009

Radio Nova Black Entrevista Romeu R3



Confira a entrevista exclusiva feita por Row G!, com a revelação do rap nacional
e campeão do RPB Festival: ''Romeu R3', de apenas 17 anos e um talento nas
rimas que faz até o mais critico ter esperança de um futuro melhor para o rap!

http://www.radionovablack.com/entrevistaromeur3/image/obj6geo6pg1p20.png

Row G!:
Como tudo começou para você no mundo da música?

Romeu R3: Salve Radio Nova Black e todos os ouvintes! Po, tudo começou bem cedo, eu
ganhei meu primeiro cd de rap quando tinha 11 anos e à partir daí muita coisa mudou, a
forma de pensar, a forma de agir e de falar principalmente. Começaram as batalhas, os
freestyles no meio de rodinhas e com o tempo comecei a compor minhas própias letras.
Formei um grupo com meu irmão Guito, o 'RC12' e em 2006 se não me engano gravamos
nossa primeira música. Foi assim que tudo começou, hoje mais maduro em carreira solo,
tenho uma proposta musical um pouco diferente mas sem perder a referência que sempre
tive.

Row G!: Quem são seus maiores ídolos, seja na música ou não? E por quê?

Romeu R3: Bom, meus maiores ídolos fora da música são sem dúvida meu pai e minha
mãe. Dois guerreiros que fazem e sempre fizeram de tudo para me dar educação e fazer
de mim uma pessoa digna de respeito. Mas musicalmente falando, posso citar um nome
que sempre tive grande admiração: Eminem, sim o rapper branco de Detroit, sempre
achei f*** a maneira como expressa seus problemas e sentimentos. Passou por cima de
todos que ainda o viam de maneira preconceituosa, algo que cheguei a sentir na pele por
causa da idade e por isso também me identifico muito com suas músicas e sua história.

Row G!: Se pudesse escolher ser outro artista por um dia, qual seria?

Romeu R3: Eu tenho uma grande curiosidade de saber exatamente como é o dia a dia de
rappers americanos, como 50 Cent, Jay Z etc. Acho que se pudesse viveria um dia na pele
de um desses caras para saber como eles lidam com o trabalho musical, polêmicas,
tretas e o assédio dos fãs e da mídia.

Row G!: Se pudesse mudar qualquer coisa no mundo, o que seria?

Romeu R3: De todo o coração, não haveria miséria, fome e nem desigualdade. Haveria
justiça e aí sim poderíamos começar a pensar em um futuro não violento, com paz. Sem
justiça não tem paz!

Row G!: Para você, o rap é...?

Romeu R3: VIDA! Hoje o Rap é minha vida. É a maneira que uso pra expressar o que acho,
o que sinto e o porque sinto. É a maneira musical de falar da vida! Sem rótulo. Seja com
um som dançante ou sério, o rap é ainda uma das melhores formas de se expressar.

Row G!: No meio musical, como você se imagina daqui á 5 anos? Você tem esse tipo de
preocupação?

Romeu R3: Me imagino mais forte e maior no cenário musical, assim como o Rap. A
tendência e o objetivo é evoluir, tenho que focar no trabalho porque não leva à mal, o
menor aqui tem sonhos grandes. Não escolhi brincar de música, escolhi viver de música
e vou atrás disso, se deixar chego até no TOPO DO MUNDO.

Row G!: O que você acha da black music nacional? Seja no r&b ou hip-hop, nós realmente
temos um movimento?

Romeu R3: Bom, que poderia estar melhor é óbvio, mas vejo pessoas se movendo e
tentando fazer a cena virar. Da mesma forma que vejo outras tentando destruir, pensando
somente em si. Às vezes as pessoas que estão de fora pensam que a 'rapaziada do rap'
é unida e que geral se ajuda, mas infelizmente isso é ilusão. Quantos caras fazem panela
e não fortalecem quem tá fora dela, seja Dj, mc ou o que for? Eu vejo sites, blogs de
grande nome que para divulgar um evento nacional custa pra c******, mas na hora de
divulgar shows do Lil' Wayne (nada contra), Kanye West (nada contra), música nova do
Chris Brown, fazem até campanha publicitária. O que quero dizer é que tem uns caras
com um grande poder em mãos e se os mesmos usassem esse poder em prol da música
black nacional, já seria bem mais fácil. A cena só vira, se ficarmos unidos, mas...
Enquanto isso outros gêneros musicais se destacam cada vez mais no nosso país. Eu
acredito que possamos mudar isso, e rappers como Cabal, grupos como Vozes do Gueto,
cantores como P.I, que vêm inovando em suas músicas são grandes referências, pra
gente levar o rap pros grandes veículos de comunicação e também pras pistas de dança.

Row G!: Suas letras falam de temas bem variados, até por isso esteja conseguindo atingir
um número maior de pessoas. Você acha que existe mesmo um preconceito da mídia em
geral com relação ao rap, ou é o rap em geral que tem esse preconceito com a mídia?

Romeu R3: Acho que na época em que os Racionais decidiram que não precisavam da
mídia, uma por**** de grupo achou f*** e foi pelo mesmo caminho. Uma grande parte do
rap virou as costas para a mídia, e a mídia que nunca foi lá tão prestativa pro rap virou as
costas também. E até hoje existe um preconceito por parte da mídia em achar que o rap
fala apenas de protestos, reivindicações e se limita a temas tristes. Eu posso falar por
mim, faço rap descontraído, faço rap sério mas sempre pregando a esperança. Uma
forma 'PRA CIMA' de se fazer música.

Row G!: A internet hoje é a principal ferramenta de divulgação para artistas
independentes. Você acredita que depois do vinil, o cd também está chegando ao fim de
seus dias?

Romeu R3: É, parece que esse é o caminho... Vai depender muito das estratégias de
marketing e é bom a indústria reagir porque senão...

Row G!: Pra finalizar, uma mensagem para os ouvintes da rádio em forma de rima e
sucesso sempre!

Romeu R3: Demorô, Só se liga:
"Primeiramente eu quero agredecer, mais esse espaço que eu tive pra poder
Me expressar e falar sobre quem sou eu, se vc não conhecia agora já conheceu
Sim, é o Romeu de apenas 17, então eu deixo um salve aki pra Rádio Nova Black
Isso não é moda o rap é mais que vício, para quem tiver curtindo tamo apenas no início"
Muita Paz, R3.

Contato: Tel.: (21) 8408 6383 / E-mail: romeu_rc12@hotmail.com
www.myspace.com/romeur3

Download da música vencedora do RPB Festival: 'Topo do Mundo (Versão Street)'
http://www.4shared.com/file/113742835/29040657/Topo_Do_Mundo.html

By RadioNovaBlack

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário