terça-feira, 1 de setembro de 2009

Movimento Hip Hop na Guiné Bissau



A Guiné-Bissau é conhecida no mundo pelas mortes políticas, narcotráfico, e uma extrema pobreza. Neste período eleitoral, um grupo de jovens artistas hip-hop, usam a sua língua, o Kriol, para falar contra a violência política que eclipsa a verdadeira identidade da Guiné-Bissau.

O primeiro projecto é conhecido por "Big Up GB Hip Hop Movement," que fazem rap em Kriol, uma mistura de Português e línguas africanas locais.Rap, política e comentários sociais misturam-se numa música escrita e interpretada por jovens rappers, em resposta à falta de respeito pela lei e a violência política que tem marcado a vida deste país desde a sua independência.

O Emcee H é um jovem de falas suaves, com canudos curtos de caracóis que lhe emolduram a face. Membro do grupo de hip-hop, Baloberos, Da Graça canta um verso em que pede aos seus concidadãos para sentarem e pensar sobre os homens que caíram, que deixaram as suas casas às escuras. Segundo Da Graça afirma que é uma canção sobre a história do abuso do poder e das mortes políticas na Guiné-Bissau. É um apelo e um pedido de ajuda.

Esta é a primeira vez, diz, que artistas hip-hop se juntaram para responder em massa aos acontecimentos políticos que tem lugar no país. Big Up GB começou há dois anos, com o propósito de unir os grupos de hip-hop por toda a Guiné-Bissau, para melhor promover a música. Shivani Ahlowalia e Brian King, criadores da editora discográfica guineense Cobiana, instigaram a formação deste colectivo de hip-hop. King diz que os 16 grupos estão envolvidos e que todos os outros são bem-vindos a juntarem-se ao projecto.

"Começamos a juntar estes grupos como uma forma de melhorarmos as capacidades e ajudarem-se uns aos outros, e promover o hip-hop guineense, em geral, em vez de promover apenas um único grupo. E enquanto o projecto se desenvolvia ocorreram uma série de eventos horríveis incluindo o assassinato do presidente e do chefe das forças armadas."

Três meses mais tarde era morto a tiro o candidato presidencial independente Baciro Dabo. Brian King nota que estes eventos mudaram a direcção do projecto. O esforço do Big Up GB de unir os rappers para promover o hip-hop transformou-se num esforço para promover a unidade no país em face da violência.

"Após tanta atenção negative sobre a Guiné-Bissau, apareceu uma oportunidade de colaboração com uma marca de hip-hop nos Estados Unidos, a Nomadic Wax, que pediu ao Big Up GB para juntar uns quatro a seis rappers para gravar as suas reacções às mais recentes mortes políticas…foi uma colaboração excelente para todos."

King diz que a música é na Guiné-Bissau um veículo de expressão da identidade nacional. Durante as recentes eleições, os candidatos usaram artistas populares para tocarem nos seus comícios e entoarem canções de campanha.

Absil, do grupo hip-hop "Best Friends" canta sobre as origens dos infortúnios da Guiné-Bissau. Ele diz que tudo começou com o assassinato do jovem pensador revolucionário e pai da nação, Amílcar Cabral, que se opunha à atitude do deixar andar dos que estão no poder. Cabral foi assassinado pouco depois da independência da Guiné-Bissau, em 1974. Absil, com o cabelo enrolado em caracóis que lhe batem nos ombros, enverga calças de ganga, uma t-shirt e uma misteriosa chave pendurada à volta do pescoço.

Ele diz que os recentes assassinatos o perturbaram porque apenas podem provocar mais ódio e uma vontade de vingança.Absil acredita que a sua música pode fazer a diferença, mas será apenas uma de muitas coisas que são precisas para se dar a mudança. Da Graça e o seu parceiro As One escreveram uma canção há dois anos sobre a situação geral da Guiné-Bissau, que se chamava "Things are not right" ou seja "as coisas não estão bem." Desde então, afirma ele, nada mudou. Quando o seu candidato favorito foi assassinado antes das eleicoes, ele decidiu não votar.

Os artistas do projecto Big Up GB querem não apenas responder aos recentes assassinatos como enviar ao mundo uma mensagem diferente sobre a Guiné-Bissau. Apesar da pobreza e do narcotráfico, De Graça diz, que há pessoas de grande capacidade e criatividade como os que estão envolvidos no movimento de hip-hop Big Up GB.

<a href="http://nomadicwax.bandcamp.com/track/big-up-gb-mixtape">Big up GB mixtape by Nomadic Wax</a&gt





Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário