sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Negro Em Foco Ishmael Beah‏ "De Soldado em Serra Leoa a Embaixador da Unicef"





Ishmael Beah (nascido em 23 de novembro de 1980, em Mattru Jong, Distrito Bonthe, Serra Leoa [1]) é uma ex-criança-soldado de Serra Leoa, e autor do livro Muito Longe de Casa,Memorias de um Menino Soldado.

Primeiros anos

Em 1991, uma terrível guerra civil estourou em Serra Leoa, país em que ele estava vivendo. Na idade de 13, ele foi forçado a se tornar uma criança-soldado. Segundo o relato de Beah, ele lutou por quase três anos antes de serem resgatados pelo UNICEF. Beah lutou tanto durante a guerra e após a sua conclusão. Em 1998, ele fugiu de Freetown, devido à crescente violência e encontrou seu caminho em Nova York, onde morava com Laura Simms, sua mãe adotiva. Em Nova York, Beah participou em um Congresso da Nações Unidas e Estudar. Depois do liceu, matriculou-se no Oberlin College e graduou-se em 2004 com uma licenciatura em política.

Durante seu tempo no exército de Serra Leoa, Ishmael diz que ele matou " pessoas demais para contar." Ele e outros soldados fumaram maconha e cheirou anfetaminas e "brown-brown", uma mistura de cocaína e pólvora. Ele culpa os vícios e da lavagem cerebral para sua violência e cita-los e as pressões do exército como razões para sua incapacidade de escapar por conta própria: "Se você saiu, ele era tão bom quanto estar morto."

Durante a 14 de fevereiro de 2007 apresentação no The Daily Show, Beah disse que acreditava que o retorno à sociedade civilizada foi mais difícil do que o ato de se tornar uma criança-soldado, dizendo que as crianças desumanização é uma tarefa relativamente fácil [4]. Resgatados em 1996 por uma coligação do UNICEF e ONGs, encontrou a difícil transição. Ele e seus colegas soldados lutaram com freqüência. Ele credita um voluntário, Enfermeira Esther, por ter a paciência ea compaixão necessárias para trazê-lo ao longo do período difícil. Ela reconheceu o seu interesse pela música rap norte-americano, deu-lhe um walkman e Run-DMC cassete, música e seu empregado como ponte para o seu passado, antes da violência. Lentamente, ele aceitou suas garantias de que "não é culpa sua."

Morando em Freetown com um tio, ele foi para a escola e foi convidado para falar em 1996 na ONU em Nova York. Freetown, quando foi invadida pelas forças juntadas dos rebeldes (RUF ou Frente Unida Revolucionária) e do exército de Serra Leoa em 1997 (o exército de Serra Leoa foi originalmente luta contra a RUF), entrou em contato com Laura Simms, que conhecera no ano antes, e fez o seu caminho para os Estados Unidos .

"Se eu optar por se sentir culpada por aquilo que tenho feito, vou querer estar morto mesmo", disse Beah. "Eu vivo sabendo que me foi dada uma segunda vida, e eu apenas tentar se divertir e ser feliz e viver o melhor que posso."


Vida nos Estados Unidos
http://sandrogerio.zip.net/images/Ishmael-Beah.jpg

Enquanto no colégio em Oberlin, Beah prosseguido o trabalho de defesa contra o abuso de crianças em tempo de guerra. Ele falou na ONU e se reuniu com líderes, incluindo Bill Clinton e Nelson Mandela.

Beah atualmente trabalha para a divisão da Human Rights Watch Children's Comité Consultivo , vive no Brooklyn, e está estudando na escola de pós-graduação .

Ele tem servido como o orador principal de vários eventos, incluindo a Young Global Leaders Conference 2007 (15-26 julho de sessão), a cerimônia Oberlin College convocação de 175, eo Colégio 2008, realizada em Montreate, Carolina do Norte.

The 29-year-old casa recentemente viajou para a Serra Leoa, com uma câmera da ABC News, um retorno que ele descreve como agridoce. "Tornou-se uma espécie de sede de sangue e loucura, a ponto de que nós emulado os líderes", disse ele. "Quando o tenente ou corporal, peguei um prisioneiro e cortou sua garganta ou algo assim, todos os jovens falaram sobre isso e dizer que nós queremos isso, queremos ser assim."


Prêmios e Reconhecimento

http://www.livrariamelhoramentos.com.br/produtos/9788500021213_g.jpg
O "Livro Muito Londe de Casa" foi nomeada para o Quill Award na categoria de Melhor Autor estréia para 2007. Revista Time Lev Grossman é nomeado um dos 10 livros do nonfiction de 2007, classificando-a # 3, e louvando-a como "dolorosa aguda", e sua capacidade para tomar "leva os leitores por trás dos olhos mortos da criança-soldado em uma maneira que nenhum outro escritor tem. " Ele foi visto pela última vez na Miami Book Fair International apresentando este livro.


http://bibliotecadepiracicaba.files.wordpress.com/2009/09/muito_longe_de_casa_ishamel_beah.jpg

Leia o Release Sobre o Livro

“Estou empurrando um carrinho de mão enferrujado numa cidade em que o ar cheira a sangue e carne queimada. A brisa traz o pranto débil de corpos mutilados que dão o ultimo suspiro (...) As moscas estão tão excitadas e intoxicadas que caem nas poças de sangue e morrem. (...) Consigo sentir o calor do meu rifle AK-47 nas minhas costas; não lembro quando atirei com ele da última vez (...)”. Página 21

“ (...) Lembranças das quais às vezes eu gostaria de me livrar, apesar de saber que são uma parte importante do que é minha vida, de quem sou agora (...) Hoje vivo em três mundos: meus sonhos, e as experiências de minha nova vida, que desencadeiam memórias do passado”. Página 22

Da mesma forma que o Nobel Wole Soyinka, Ishmael Beah, jovem escritor natural de Serra Leoa, dá voz ao sofrimento e dor que viveu durante a guerra civil em seu país.


No livro, Muito longe de casa – Memórias de um menino-soldado (A Long Way gone: Memoirs of boysoldier, tradução de Cecília Gianetti, Ediouro, 224 pp, R$), contudo diferentemente de Soyinka que foi preso já adulto por tentar mediar os partidos da guerra civil nigeriana e contou seu drama em The Man Died: Prison Notes, Beah ainda pré-adolescente, conviveu todo o conflito sanguinário, perdendo seus familiares, fugindo pelo interior do país dos rebeldes que massacraram sua aldeia e logo depois foi agregado às forças do exército para lutar contra as milícias do tráfico de diamantes. Forçado a ser algoz, o fã de hip-hop e de boa literatura passa parte da infância e da adolescência matando sob o comando de adultos e fugindo da morte.

O jovem autor de 26 anos veio a Flip 2007, e emocionou a muitos que o ouviram em entrevista. Na mesa “Sobre meninos e lobos” em conjunto com Paulo Linz, falou das barbaridades sofridas, e encantou com um sorriso cativante de forma incrível a platéia do debate. Nem dava para imaginar que ele tinha passado três longos anos de atrocidades, drogas pesadas e matanças que viveu e participou. Fazendo um paralelo, a crítica colocou a África de Beah como uma imensa Cidade de Deus de Linz e da mesma forma usa o assunto estarrecedor para transformar a nossa maneira de encarar o nosso mundo.

A guerra civil em Serra Leoa, recentemente mostrada no filme Diamantes de Sangue de Edward Zwick, com Leonardo Di Caprio e Jennifer Connelly, foi o resultado do conflito interno entre dois lideres políticos do país. Em 1995, o conflito político se degenerou no choque entre as duas forças leonesas, e durante sete anos destruiu quase todo o território de Serra Leoa e matou milhares de pessoas.

Memórias angustiantes, atormentadas, escritas em um estilo simples, que segundo Vinicius Jatobá da EntreLivros, coloca a dor acima das palavras, uma cicatriz exposta que Beah constrói com a mesma estrutura de um conto de Andersen ou dos Grimm, uma clássica história de um inocente sobrevivente em meio à crueldade de uma guerra, como Primos Levi, Imré Kertesz e Nuruddin Farah fizeram em seus É isso um homem, Sem Destino e Mapas, respectivamente.

Apesar da maneira que foi escrita, lembrando suas idas e vindas naquele conflito caótico, o autor consegue em Muito longe de casa encantar com as lembranças das estórias que sua avó contava ou com as descrições de brincadeiras de sua infância roubada pela ferocidade da luta armada.

Cita Shakespearre em muitos dos ataques que participou, movido a drogas pesadas e ao calor da “lavagem cerebral” de seus sargentos. Tudo mudou quando conseguiu fugir para Guiné, país vizinho, com a ajuda de voluntários ligados a Unicef, logo depois foi adotado por uma família americana e desde 1998 vive em Nova York, conseguindo o titulo de bacharel em Ciências Políticas pelo Oberlin College.

Beah atrai à leitura com essa sua história de sobrevivência, arrebatando com sua narrativa crua e honesta o público leitor, chegando rapidamente à lista dos livros mais vendidos, deste seu lançamento em junho. Atualmente, o jovem possui um cargo no Conselho de Relações internacionais dos EUA e é membro do comitê de Direitos da Criança da ONG Human Rights Watch.

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário