segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

10 Perguntas a Goobie - RnB Brasil




Goobie é um novo cantor de RnB Brasileiro que quer conquistar o seu espaço num país onde o RnB não é a musica tradicional. Sente-se orgulhoso do que já conseguiu e promete continuar em 2010, com o álbum BR-212.

Andreia - Conta-nos como começaste a tua carreira e quais ou quem foram as tuas influências.

Sempre tive um interesse especial por música, comecei a estudar instrumentos e canto perto dos meus 12 anos de idade. Mas foi aos 19 que considero minha iniciação como profissional, quando comecei a cantar nos clubs daqui de São Paulo. Por ser a década em que cresci, minha influência vem muito dos anos 90 - R. Kelly, Babyface, Blackstreet, gosto muito do R&B que ainda prioriza o lado harmônico. Costumo chamar meu som de "90's R&B in a 2K atmosphere".


Andreia - Como artista, o que trazes de novo à música e o que tens de especial para que as pessoas te oiçam?

Vejo a música como algo extremamente universal, então meu principal objetivo é representar o Brasil no Hip Hop e R&B - seja cantando em português ou inglês. Quero que as pessoas tenham a oportunidade de ouvir um R&B brasileiro que não deva nada pro norte-americano em questão de qualidade.


Andreia - Que tipo de temas costumas abordar nas letras das tuas músicas?

Costumo falar de relacionamentos, que é uma característica muito forte das canções de R&B - seja um relacionamento onde se tenha a intenção de levar para a vida toda ou uma fugaz conquista num club. Como compositor, faço sempre questão de trazer uma abordagem criativa, fugindo dos clichês e cheia de figuras de linguagem. Tento traduzir nas minhas letras um amor urbano, algo que surge nas ruas e é endereçado pras ruas.

Andreia - O que achas desta "guerra" entre música comercial vs underground? A tua música é comercial ou underground?

Sempre achei muito delicado qualquer tipo de definição acerca do comercial ou underground. Se você analisar de uma maneira literal, o comercial (pop) é aquilo que toca na rádio e na TV. Infelizmente, criou-se o hábito de associar o pop ao ruim, e não acho que as coisas funcionam bem assim. Prefiro que as pessoas ouçam e analisem meu som individualmente e tirem suas próprias conclusões.

Andreia - Como é uma actuação tua ao vivo?

Por cantar muito em clubs, sempre fiz apresentações com DJ, que soltava a batida e eu fazia a voz lead ao vivo. Não tenho intenção de abandonar esse formato, mas estou montando uma banda que me acompanhará em shows maiores. O que posso garantir é que, com DJ ou banda, minha missão sempre foi e será colocar todo mundo pra dançar!

Andreia - Vives somente da música ou tens outra profissão?

Vivo somente da música, mas curso paralelamente a faculdade de Propaganda & Marketing. É algo que me ajuda bastante na profissão, hoje os cantores devemos estar preparados também pro lado do business.

Andreia - Qual é aquela música que nunca pode faltar no teu mp3?

Half On A Baby, do R. Kelly.

Andreia - Neste momento quais são os teus principais obectivos a nível pessoal e profissional?

Estou completamente focado na minha carreira e no lançamento do meu disco, BR-212. Isso hoje está acima do pessoal e do profissional.

Andreia - Mesmo que não consigas ter sucesso na música, vais continuar a lutar até conseguir?

Pelo que consegui até hoje, já me sinto realizado. Sou de um país onde o R&B não é uma música tradicional e, mesmo assim, consegui coisas bastante significativas. Gravei uma música com o Ja Rule, que estará no meu disco, e fiz parte de mixtapes de grandes DJS dos EUA, como DJ Smallz e DJ Delz. Tenho algumas outras surpresas que só posso revelar com o lançamento do disco. Mas ainda quero muito mais!

Andreia - Deixa uma mensagem especial aos leitores do Black Vibe/Naçao HipHop.

Agradeço a oportunidade e espero que todos curtam meu som! Ah, e fiquem ligados que, no começo de 2010, o primeiro single do meu disco estará nas ruas. O nome da faixa é Bad Girl e traz a participação do rapper Riztocrat, da dupla SevenLox, de Guiné-Bissau. Um grande abraço a todos e um ótimo 2010!! ;-)

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário