À primeira vista Cláudio Kiala, ou CFKappa, como é conhecido, parece ser um rapaz comum da sua idade.
A simplicidade e a simpatia são as suas principais características mas aprofundando a conversa fica explicita a sua inteligência, experiência e carisma, bastante avançados para
a sua tenra idade.
UMA INFÂNCIA FELIZ
Em criança sempre foi um rapaz reservado e pouco sociável. Com apenas 4 anos começa a estudar e desde então a sua aplicação permitiu que avançasse de nível a cada ano que passava. “Aos 9 anos tinha uma imaginação bastante fértil e comecei a escrever histórias em pequenos cadernos, que eram lidos pelos meus colegas Edgar e Francisco.
No mesmo ano comecei a dar os primeiros passos no desporto, ingressando no Ténis Clube de Luanda”, explica. Aos 10 anos e com a mudança de escola, começa a perder a sua anti-sociabilidade, passando a ter mais amigos e a mostrar as suas primeiras inclinações para o futuro.
A fonte de inspiração
Já em 2005, após o lançamento do primeiro álbum do grupo Kalibrados, CFKappa, ganha um forte interesse pelo rap angolano, passando assim a transformar os seus pequenos contos em letras de músicas.
“O meu quarto servia de palco e as paredes de plateia, pois mantinha a paixão pela música em segredo, com receio da desaprovação dos meus pais, com medo que me desviasse dos estudos”, esclarece o jovem.
Os primeiros passos. Por intermédio de um amigo, CFKappa conhece o produtor de música conhecido como Raiva, que ficou bastante impressionado com seus dotes e lhe concedeu uma gravação gratuita no seu estúdio, oportunidade que agarrou com unhas e dentes: “Na mesma semana, o produtor convidou-me a subir ao palco do Elinga Teatro onde fiz a minha primeira aparição pública como cantor. Já com os meus primeiros passos dados, Lukeny Fortunato e Kool Klever abriram-me as portas do “Ecletismo Poético”, onde tive a oportunidade de mostrar os meus trabalhos, conquistando desde já a plateia. A eles eu agradeço humildemente”.
O marco da carreira
Foi em 2007, após uma actuação no “Espaço Bahia”, que conhece Kennedy, e consolida-se a realidade que até hoje se mantém: CFKappa torna-se membro da produtora “Cérebro Records.”Um ano depois, em conjunto com o colega de produtora, o rapper X da Questão, gravam uma mixtape, intitulada “De C a X”, e é nesta fase que conhece grande parte da sua evolução como MC: “Um ano mais tarde, quando a Mixtape foi lançada e todas as expectativas superadas com a enorme aderência do público, comecei a ser conhecido no meio das pessoas que apreciam o estilo musical em Angola”.
O reconhecimento
No ano passado, 2009, CFKappa tem o prazer de conhecer dois dos rappers lusófonos que mais admira: Azagaia e Bob da Rage Sense, com quem travou uma amizade saudável e aprimorou os seus conhecimentos da matéria. E não fica por aí. Para seu espanto, o conhecido rapper Valete, durante uma entrevista para uma rádio em Portugal tece elogios CFKappa, depois de ter ouvido o seu trabalho. No mesmo ano, ficou conhecido como o primeiro MC angolano da nova escola a cantar 100 versos sem parar, numa única música. CFKappa e X da Questão foram convidados para actuar na abertura do Angola Fashion Week, em 2009. Paralelamente, estava a ingressar no ano propedêutico do curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Católica de Angola, com apenas 16 anos.
O pequeno escritor
O conceituado escritor angolano Manuel Rui Monteiro, teve acesso ao manuscrito do livro de Cláudio Kiala e gostou do que viu. O livro foi levado à União dos Escritores Angolanos e algum tempo depois, Cláudio foi contactado com a inesperada, porém magnífica, notícia de que o seu livro seria publicado, tornando-se assim um dos mais jovens escritores do país, com apenas 18 anos. O seu primeiro livro intitula-se Perdidos na Escuridão e o lançamento está previsto para Julho do corrente ano.
Perspectivas para o Futuro
Actualmente CFK está a cursar o 1.º ano de Engenharia das Telecomunicações, já recebeu o primeiro exemplar do seu primeiro livro e está em estúdio com o projecto da sua primeira obra discográfica intitulada Um em Um Milhão, cujo lançamento está previsto para meados de Agosto. Sobre o futuro, o menino prodígio da literatura e música angolana confessa: “Não sei até quando vou continuar a rimar em cima de instrumentais, mas quero ser escritor a vida inteira.
Ainda sou jovem e tenho muito para aprender. Escrever é algo que muito me encanta, e apesar de gostar muito de cantar, o que mais me fascina é poder criar rimas que agradem as pessoas.
Rimas bem feitas. Pretendo ter uma família, estar saudável e equilibrado física, mental, espiritual e monetariamente”.
Momentos Marcantes
2010
Janeiro - Parte em digressão para Moçambique a convite da produtora Moçambicana Cotonete Records.
Março - Recebe o primeiro exemplar da obra Perdidos na Escuridão.
Abril - Começam as gravações do seu primeiro videoclip, em cooperação com o grupo Mancha Negra.
É reeditada a Mixtape “De C a X” que atingiu um recorde de 2.000 cópias vendidas.
2009
Outubro - CFKappa divide o palco com o consagrado rapper lusófono Valete.
É convidado para cantar no maior evento de moda do país, Angola Fashion Week.
Dezembro - O cantor partilha o palco com um de seus ídolos, Azagaia.
2007
O cantor torna-se membro da produtora Cérebro Records.
''Não sei até quando vou continuar a rimar em cima de instrumentais, mas quero ser escritor a vida inteira.''
Perfil
Nome: Cláudio Fernando Kiala
Naturalidade: Luanda
Data de nascimento: 26 de Julho de 1992
Hobbies: Ler, ver filmes, Internet, ouvir e escrever músicas
Perfume: Pacco Rabanne
Cantor: preferido James Blunt
Livro preferido: Quem me Dera ser Onda, de Manuel Rui Monteiro
Escritor Preferido: Dan Brown
Ídolo: Meu pai, sem dúvida
O que mais gosta nas pessoas: Respeito e sinceridade
O que menos gosta nas pessoas: Mentira, prepotência e consequentemente arrogância
0 comentários:
Postar um comentário