quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Entrevista - Lyht, a Soul e o RnB juntos




Fundador, produtor, compositor e voz r&b do colectivo UB Squad. Lyht, nascido em Moçambique, é sem dúvida uma das vozes r&b tuga a serem levadas a sério. Membro da UB Squad desde 2000, depois da experiência no quarteto r&b 4Secrets, Lyht tem já feito trabalhos com várias bandas Hip Hop, tanto a nível de produção musical como também criando refrões para algumas músicas que aos poucos vão sendo conhecidas.

Neste momento Lyht trabalha para a sua banda e vai fazendo participações em alguns trabalhos com outras bandas. No entanto...está já a preparar o seu album a solo que promete ser (nas palavras do próprio) "um bom registo r&b em português". Fiquem atentos! Mas para já oiçam, sintam e consumam a Unidade da UB Squad, lá poderão encontrar o r&b flavour de Lyht!



Fala-me um pouco sobre ti, como começaste, as tuas influências.

Bom as minhas influências creio serem iguais a muitos cantores Soul e r&b que têm surgido desde as décadas 80/90. O maior nome que logo me vem há cabeça é Michael Jackson e depois outros nomes, tanto anteriores ao Michael (nomes como Marvin Gaye, Ray Charles, Al Green, etc) como posteriores (Jodeci, Boyz II Men, Corinne Bailey Rae, Donnel Jones, Ginuwine, Lenny Kravitz, etc). E digo antes e depois do Michael porque quem percebe de r&b, sabe o que é o R&b e tem acompanhado a evolução do mesmo sabe que o Michael foi o artista que fez a passagem do que "era" r&b e o que hoje "é". Em todos os pontos, a nível vocal (a forma de colocar a voz em cima de qualquer instrumental, inventar tiques no cantar que hoje são usados por vários cantores que não só de r&b), instrumental, lírico, presenciamento, performance, evolução tecnológica musical, e principalmente fez com que o r&b passasse a ser algo tão grande como Pop ou Rock ao ponto de ser considerado Pop e ás vezes ser confundido com Rock. Se reparares, hoje em dia, ás vezes não consegues distinguir o que é Pop, Rock ou r&b. Se te disser que os "The Script" são muito mas muito R&b e Soul provavelmente vais me achar louco e vais dizer que R&b é "Usher" e "The Script" é rock ou Pop Rock. Ora para quem for bem atento ambos são r&b, de seguimentos diferentes. Que seguimentos? Feelings: quando quero somente dançar oiço Usher, quando quero pensar, sonhar, mas a ouvir algo com aquele groove funk e soul anos 70 oiço "The Script". Quando falo dos The Script falo também da Adele, da Duffy, etc, que são nomes que estão a fazer muito boa e verdadeira SoulMusic. Muitos podem dizer que o que se faz em Neo-Soul e Nu-Jazz é a verdadeira SoulMusic. Bom...Basta olharmos para os temas para nos apercebermos que nem todos os que fazem Neo-Soul e Nu-Jazz são realmente SoulMusic. De r&b já nem falo... tudo o que eu repare que o primeiro single é com o Rapper conhecido com muitas gajas á volta e Curvosier desrespeito á partida como sendo boa SoulMusic. Mas claro que dei esses exemplos como poderia dar outros milhares. Faz 1+1, ou seja, Usher+The Script = Michael Jackson.



De onde surgiu o nome Lyht?


Lyht vem de Light, basicamente! Sempre achei que a minha música deveria ser algo que iluminasse ou ajudasse a iluminar, nem que seja a forma como ir a uma disco..lol. Não, não, agora a sério...Foi e é exactamente por sentir que com a minha música poderia e quero fazer grandes coisas como encaminhar e ajudar a mudar pessoas, esse é o principal motivo para ter escolhido o nome "Luz" para meu nome artístico. E epá, escrever "Light" ficava básico, escreví "Lyht", tem a mesma sonoridade (não me lembro agora da palavra certa..lol). Há mais motivos para me chamar Lyht, aliás há Um motivo maior... Verão o porqué no meu disco.



Tens um grupo chamado UB Squad. Conta-me um pouco mais sobre o teu grupo e os seus membros.


UB Squad é acima de tudo um grupo de grandes amigos que se conhecem (alguns membros) desde os tempos da Secundária, ou seja há mais de 8 anos. Juntavamo-nos (sem se ter formado ainda o grupo), na escola em battles com outros manos também, mas que nunca fizeram parte da UB, mas que até hoje cantam, ou mesmo manos que nunca chegaram a cantar a sério. Mas basicamente surgiu dentre amigos. Lembro-me que o Pi era dos mais novos entre todos, era ele e o Jay-D (Verbal) e passavam tempo demais a fazer battles, muito bons velhos tempos. o LQ ainda era verdinho mas já queria mandar tiros, a Geny (Lweji) andava na escola ao lado mas tipo as vezes saltava as grades para vir participar nas battles. Ya as escolas estão mesmo coladas uma á outra. Epá depois de algumas brincadeiras decidimos montar algo juntos. Eu, o LQ,o PI e a Geny, com mais dois manos formamos os UB Squad. Apartir daí passaram a ser fins de semanas a ensaiar, aprender a produzir, aprender a cantar em conjunto, membros a sair, novos membros a entrar até ao que hoje a UB Squad é: LQ, Nigga PI, Lyht, AKM e Perturbod. E foi com a entrada do AKM que o grupo cresceu mais como grupo pois o mano disponibilizou a casa dele para passar a ser o quartel general do grupo e boa parte das músicas passaram a ser feitas em casa do AKM. E é certo que a UB Squad também ainda não teve oportunidade de fazer tudo o que pode. Seguramente o próximo album será "o tal"!



Em breve vais lançar um disco solo. Sentiste a necessidade de fazer algo só teu, com a tua marca?


Eu sempre quís lançar um album só meu. Há muita coisa que quero fazer que não pude fazer com os UB Squad por razões óbvias, ou seja, por sermos pessoas de personalidades tão diversas e estilos tão dîspares que não dava para assegurar-me de tal, como deves saber todos temos nacionalidades diferentes, sou moçambicano, o LQ é guinense, o AKM é angolano, o Pi é português (filho de mãe guinense e pai português) e o Perturbod é cabo-verdiano. Mas também logo a começar, bem antes das nacionalidades e personalidades diferentes, eu faço R&b e os meus restantes irmãos fazem Rap. Sim, fiz r&b com o primeiro disco da UB mas sem subestimar o que lá se encontra feito, o que lá encontras é somente 30 ou 40% do Lyht. Meus colegas podem te garantir isso pelo facto de já terem ouvido a minha voz em coisas mais Soul que nunca lançei, editei ou mostrei a mais alguém, e principalmente nas letras, temas mais maduros e abrangentes. Não sinto necessidade de deixar marcas, nem gosto do rótulo, mas sinto necessidade de me exprimir em tudo o que tenho e posso a nível musical. Creio ser normalíssimo, para quem ama arte (no meu caso música), querer exprimir-me e mostrar o que tenho pensado, observado,decidido e vivido, como forma de ensinar, mostrar, alertar e até mesmo divertir outras pessoas. Mas caso se fale em deixar marcas ou a "minha marca" essa será seguramente boa música para se ouvir, pensar e também dançar. Mas nunca para ser o "tal"! Vê que ao contrário do que se possa dizer, visto o primeiro album da UB não ter corrido como esperado não é este o motivo pelo qual quero fazer um disco só meu. É somente uma fase que mais tarde ou mais cedo iria surgir. Até porque outros meus colegas também estão a tratar de albuns a solo deles, o LQ, o Pertu e o Pi.



O que podemos esperar deste trabalho? Que tipo de sonoridade podemos encontrar?


Basicamente podem esperar boa e muito madura musicalidade. Não será certamente o disco perfeito assim como não será o menos bom. Será sim um bom registo de SoulMusic em português. A sonoridade do mesmo é ... surpresa! Mas garanto-te que não terás nunca ouvido nada parecido em português. Há inclusive pessoas que estão a trabalhar no disco que não sabem qual será a sonoridade final. Só nas gravações finais, misturas finais e arranjos é que conseguirão perceber o que aí vem. Digo isto porque há músicos a quem peço somente linhas de piano em cima de um intrumental seco que envio, ou seja, por cima de uma linha de Drum (só tarolas, bombos e pratos) digital, entenda-se linha de drum digital sendo algo feito em softwares de produção. A linha será guia para outros instumentos que queira colocar e mudar em estúdio, o drum será ou não bateria real, depende do tema. E esses outros instrumentos, assim como serão tocados, é que serão...surpresa.



Hoje em dia é dificil as pessoas aceitarem bem o RnB cantado em português. Tens receio que este novo álbum não seja bem aceite?


Desculpa-me Andreia mas não concordo contigo. Lol..Há muito tempo que a Soulmusic é aceite em português, mas o facto das pessoas desconhecerem que certas coisas que ouve na rádio são músicas de Soulmusic, R&b ou seus derivados é que as faz pensar que o TT, o Guto e o Max são os únicos a fazer Soul e R&b. Bom... CoolHipnoise, Sara Tavares, Clã, NBC, Mayra Andrade, etc são nomes que nas suas músicas encontras Soulmusic ou mesmo r&b mas numa vertente mais madura, mais humanísta e com mais "Soul", e claro com outras mais influências á mistura. Contudo, o essencial (Soulmusic) está lá. Mas bem que há bandas e/ou cantores que cantam coisas com influência muito Soul mas não o sabem. Não são bandas ou cantores que cantam: "baby quero te tocar, partir-te toda como gostas, entra no meu bote de calibre, eu sou o puro playa do pedaço, as tuas amigas são minhas amigas" ou "baza para a desbunda manos, hoje vai haver muitos rabos no pedaço, mulhereda cheguei!!!" Hehe... são bandas que tocam coisas com mais alma e são seguramente o melhor do R&b, Soul ou influência de. Bem que também eu cantei coisas do tipo que acabei de frisar..lol.. mas epá só aquilo também não, não pode ser!Pelo menos a meu ver! Nota, não estou a dizer que não falo mais de noitadas, mulheres lindas e qués, assim como não estou a dizer que quem faz somente música com este tipo de temas está errado. Não, querida, estou somente a dizer que assim como a vida é diversa até num só dia, deve também o ser a arte, neste caso a música, a meu ver. Seja em que estilo for.



Para finalizar, deixa uma mensagem aos leitores do Nação Hip Hop.


Pois...Deixa-me ver... Quem me conhece sabe que gosto muito de dar a dica: "Paz, OneLuv" com dois dedos espetados para o ar.. lol... Epa ...Nação HipHop, desta feita mando a vós a seguinte mensagem: "Não façam nem vivam somente HipHop, façam antes música porque assim asseguram que o que fazem chega a todos os ouvidos, corações e mentes. E também garantem mais vida ao próprio HipHop.


Entrevista Feita por Andreia Quaresma do Blog Curto Circuito


UB Squad - SuperChill



É Assim Que Eu Sou

Download

Filled Under:

0 comentários:

Postar um comentário